X
X

Buscar

FOTOS – Confira imagens da Superlua Rosa registradas em Brusque

Imagens foram feitas no Observatório Astronômico de Brusque

Na noite desta segunda-feira, 26, ocorreu a primeira Superlua de 2021. O fenômeno é visível durante toda a noite, a partir do pôr do sol. O astrônomo Silvino de Souza fez fotos da lua cheia em seu perigeu.

Ele detalha que as fotos foram feitas no Observatório Astronômico de Brusque, por volta das 21h. Souza explica que a lua está a 357.522 quilômetros da Terra. Ainda, o astrônomo usou um telescópio refletor de 203 mm de abertura e uma câmera Canon T3.

Confira as fotos

Silvino de Souza/Divulgação
Silvino de Souza/Divulgação
Silvino de Souza/Divulgação

Superlua

Segundo a Metsul Meteorologia, o ápice desta Superlua de abril será à 0h33 da terça-feira, 27. Agora, na prática, é praticamente impossível para o olho humano diferenciar uma lua cheia normal do restante do ano de uma Superlua, acrescenta o órgão.

O tema foi trazido no blog do Ciro Groh nesta segunda, 26. Dentre as dicas para a observação, é estar no ponto mais alto no seu local de observação, ou em um lugar com uma visão livre do horizonte, já que o contraste com prédios, montanhas e árvores tende a interferir na visão.

Fevereiro de 2020 no Rio de Janeiro

Acompanhe aqui página do Blog do Ciro Groh

Rosa e Phlox Subulata

Apesar de ser chamada de “Superlua Rosa” nos EUA, ela não tem uma cor diferente. O nome vem de tribos indígenas que marcavam a passagem do tempo pelas luas cheias, explicam os astrônomos.

Cada uma tinha um nome específico, e a de abril é “rosa” porque surge na mesma época que as flores róseas da Phlox Subulata, uma planta selvagem norte-americana.

Phlox Subulata, planta cujas flores dão nome à Superlua “Rosa”/Imagem: Phillip Merritt, via Flickr (CC-BY-NC-SA 2.0)

 


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube