X
X

Buscar

França tenta o bi e Croácia faz primeira final de sua história na Copa do Mundo

Confronto decisivo será no domingo, 15, às 12h; disputa de terceiro lugar entre Bélgica e Inglaterra será sábado, 14

Um finalista inédito e uma tradicional seleção do futebol mundial. A grande decisão da Copa do Mundo da Rússia, que será realizada neste domingo, 15, colocará frente a frente o trabalho impecável da França desde antes do Mundial e a garra da Croácia, que suportou três prorrogações consecutivas em mata-mata e chega em sua primeira final após cinco participações em Copas.

A grande decisão será às 12h, no Estádio Luzhniki, em Moscou. Antes disso, no sábado, 14, uma luxuosa disputa de terceiro lugar poderá ser acompanhada pelos fãs do futebol. Uma das sensações da competição, a Bélgica, encara a Inglaterra. As duas seleções já se enfrentaram, porém em jogo que ambas colocaram jogadores reservas, na última partida da fase de grupos, com vitória belga por 1 a 0.

Concentração francesa
Em 2016, a França se viu em um cenário semelhante ao que está na Copa do Mundo. Era apontada como favorita para o título da Eurocopa, principalmente por jogar em casa e ter passado pela Alemanha. O adversário, Portugal, seria teoricamente mais fácil. Mas esqueceram de avisar aos portugueses, que venceram a competição pela primeira vez.

Um dos grandes nomes da seleção, Pogba comentou o assunto e afirmou que houve soberba, mas disse também que isso não se repetirá na busca do bicampeonato, 20 anos após seu único título na competição. “Dessa vez, estamos todos concentrados em não cometer o mesmo erro. Estamos felizes por nossa campanha, mas ainda não ganhamos a Copa do Mundo”.

A reapresentação do elenco francês para os treinos teve brincadeiras e alto astral. Umtiti, Giroud e Pavard não apareceram para o trabalho desta quinta-feira, 12, mas não são dúvidas para o confronto. Mbappé apareceu apenas na parte final para trabalhos de alongamento.

Croatas confiantes
Na estreia da Croácia em Copas do Mundo, em 1998, o país conquistou um histórico terceiro lugar. Prenúncio de que uma grande seleção estava surgindo. Exatos 20 anos depois o atual elenco finalmente deixa a sombra deste tão citado esquadro antigo e reescreve a história sendo, até agora, a equipe com a melhor campanha da Croácia.

A chegada desta equipe às finais é uma surpresa principalmente pelos resultados antes do Mundial. Nas Eliminatórias da Copa ficou apenas na segunda posição do grupo, abaixo da sensação Islândia, precisando participar de repescagem para se manter viva. Passou pela Grécia, foi para a Rússia e na fase de grupos teve uma das melhores campanhas.

Após eliminar Dinamarca, Rússia e Inglaterra – sendo dois jogos nos pênaltis e um com gol na prorrogação – os croatas já estão prontos para mais uma partida emocionante neste domingo. Contarão com o talento de um dos melhores meios-de-campo da Copa, com Rakitic e Kovacic, além dos competentes atacantes Rebic e Mandžukić.