Seja para a viagem longa ou para transitar na cidade, é sempre importante manter o carro com a manutenção em dia. Isso evita dores de cabeça, gastos excessivos e, o principal: pode salvar vidas ao evitar acidentes.
A Fredy Pneus oferece a revisão gratuita de mais de 30 itens de segurança de qualquer veículo. A rede de lojas catarinense tem uma unidade em Brusque que conta com equipamentos de última linha para identificar os mínimos problemas que podem prejudicar um veículo
Confira algumas dicas essenciais para cuidar periodicamente do seu carro ou camionete.
Rodízio
Não é mito, fazer o rodízio dos pneus é, de fato, algo importante e necessário. O supervisor comercial da Fredy Pneus, Cláudio Manoel Martins, explica que o ideal é efetuar as trocas em média a cada 5 mil quilômetros quando o carro anda mais em trecho urbano, e 10 mil quilômetros quando é mais usado em viagens longas.
O motivo para a diferença é que na cidade o trecho exige mais dos conjuntos de segurança do carro, fazendo com que o desgaste dos pneus seja maior e mais acelerado. Contudo, em viagens, onde o carro permanece em uma condição mais constante, este tipo de trecho faz com que o desgaste dos pneus seja menor.
Quando o dono do automóvel não faz o controle da quilometragem do seu veículo, o mais indicado é ir até um profissional da sua confiança, que irá medir a profundidade do suco dos pneus (canal para drenagem de água), avaliando assim se é necessário efetuar o rodízio ou não.
O rodízio é importante para que o desgaste, seja mais uniforme em todos os pneus. Quando este desgaste é irregular, todo o conjunto de segurança fica comprometido.
Calibragem
Martins explica que a recomendação dos especialistas é que os pneus sejam calibrados semanalmente. Esse serviço é oferecido gratuitamente na loja de Brusque da Fredy Pneus, destaca o supervisor comercial da rede.
A calibragem é importante porque através dela é possível perceber, por exemplo, se um prego está encravado no pneu. Pela calibragem, o motorista percebe se existe algo de errado.
Pneus com a manutenção correta garantem mais estabilidade e menos desgaste. Martins explica que todos os pneus novos para veículos têm sulcos de 8 milímetros de altura. Quando chegam a 1,6 milímetros, atingiram o nível mínimo e, por questão de segurança, não podem mais circular.
A maneira mais fácil de verificar o estado do pneu é pelo TWI (sigla em inglês para Tread Wear Indicator). São marcas que existem no pneu, entre os sulcos, que indicam o nível de desgaste.
Pneus originais
É importante verificar no manual do carro qual é o tipo de pneu indicado para o modelo. Mudar os pneus podem trazer consequências para a segurança do veículo.
Martins reforça que também é recomendável sempre usar pneus de procedência confiável. A Fredy Pneus é distribuidora da Goodyear na região, marca líder mundial que possui certificação do Inmetro e já passou por testes de qualidade em vários países.
Alinhamento
O carro desalinhado nem sempre puxa para um dos lados. Às vezes, ele não dá esse sinal, mas os pneus estão sendo desgastados de forma irregular. Martins esclarece que um carro desalinhado gasta mais combustível. Ou seja, a manutenção em dia é também um alívio para o bolso.
O alinhamento deve ser feito regularmente numa auto center especializada, como é o caso da Fredy Pneus, que possui equipamentos novos e de última geração, passando mais assertividade e segurança neste tipo de serviço. Além disso, é indicado fazer sempre que trocar os pneus, ou no mínimo de 3 em 3 meses.
Estepe
São inúmeras as histórias de gente que ficou, literalmente, a pé, porque não conferiu o estepe. O pneu furou e, na hora de abrir o porta-malas, o estepe estava vazio.
Todas as manutenções nos pneus, inclusive o rodízio, devem incluir também o estepe. O kit de segurança, como o triângulo e a chave de roda, também deve ser checados para evitar aquela dor de cabeça no meio da rodovia.
Filtros
Especialistas recomendam trocar o filtro de combustível a cada 15 mil quilômetros rodados. Em alguns casos, pode ser necessário com 10 mil quilômetros. Esse filtro é importante para tirar as impurezas da gasolina ou etanol e evitar que elas cheguem ao bico injetor ou à bomba de combustível.
O filtro de ar é outro componente importante. Ele garante que apenas ar limpo chegue ao motor, assim as peças não são danificadas.