Freundenfest reúne amigos e promove encontro entre todas as gerações em Brusque
Evento está em sua décima edição
Evento está em sua décima edição
A manhã deste sábado, 13, começou agitada em Brusque com a 10ª Freundenfest. Amigos e familiares de diferentes gerações,se reuniram para festejar no estacionamento do pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.
Os organizadores chegaram por volta das 6h para montar a estrutura de seus grupos e às 10h foram chegando os primeiros participantes. A “festa dos amigos”, como é conhecida, seguiu até às 17h.
Ao entrar na Freundenfest logo se percebe que o evento atrai um público bem diverso. São pessoas de diferentes idades, desde a infância até a “melhor idade”, que é o caso do João Martinngli de 68 anos.
Quem vê o aposentado reunido com o grupo de amigos não imagina a energia que ele tem. Com seus quase 70 anos, João diz que aproveita as cerca de seis horas de festa. “Chego às 10h e fico até umas 16h30. São umas seis horinhas de festa, mas quando eu vou embora eu pego Uber para não ter problema. E eu aguento, devagarinho também”, afirma.
Ele revela que o grupo participa desde a primeira edição da Freundenfest e que esteve presente em todas. Questionado sobre o que faz ele sair de casa, João conta que são os amigos. “O que me faz sair de casa é poder rever os amigos. Se a gente fica em casa, a gente perde a identidade. Então eu venho aqui, converso com um, converso com outro”, disse.
Além do público diverso, outra coisa que se destaca na Freundenfest são as comidas. Com cada grupo preparando o seu prato, o ar do local é tomado por um cheiro irresistível e, claro, esse é um dos motivos que atrai tantas pessoas.
Mas para Luciana de Oliveira, de 38 anos, não é só isso que faz com que ela e o marido frequentem o evento. Questionada se vinha pela comida, bebida ou amigos, ela responde na hora “Tudo! Mas o principal são os amigos”, conta.
Esta é a segunda edição que participa e neste ano já foi uma das primeiras a chegar no local. Para ajudar na organização, Luciana foi para o estacionamento do pavilhão às 9h e, segundo ela, prefere ir embora cedo, por volta das 17h.
Se engana quem pensa que somente os mais velhos aproveitam a Freundenfest, crianças e adolescentes também adoram o evento. Diferente dos adultos, o principal motivo que faz os pequenos irem para a festa são os familiares.
O Alexandre da Silva de apenas seis anos ainda estava com um pouco de sono por volta das 11h, mas aos poucos foi se soltando junto com o irmão Arthur de quatro anos. Apesar da timidez, ele não escondeu a sinceridade quando questionado o motivo de vir a festa “vim porque o meu avô mandou”, revela.
Mesmo com muita música, diversão e comida, Alexandre tem uma escolha diferente sobre a atração mais legal da festa. “Eu gosto mais do meu avô, ele é o mais legal”, afirma.
E o motivo do adolescente Saulo Ramos, de 13 anos, ter ido para a Freundenfest não é muito diferente dos irmãos Alexandre e Arthur. Mesmo com a mãe do lado, ele fala sem pensar duas vezes. “Eu vim porque se não eu iria ficar sozinho em casa”, conta.
Saulo era o mais jovem do grupo que estava, mas para ele isso não é motivo para não aproveitar a festa. “Eu gosto do agito, da comida e também de animar o pessoal”, revela. Ele foi ao evento acompanhado dos pais e não sabia até que horas iria ficar.