Frio: sábado amanhece com -3,2ºC na Serra Catarinense
O frio registrado no amanhecer deste sábado, 17, na Serra Catarinense foi típico de inverno em pleno outubro. Os termômetros apontaram marcas abaixo dos 3 graus negativos o que potencializou a formação de uma forte geada.
O menor índice foi medido no Vale do Caminhos da Neve, a uma distância aproximada de 3 km do centro da cidade de São Joaquim. Nesse local, a estação pertencente a Giuliandres Hugen mediu -3.2ºC.
Mínimas na região
Diante dessa condição, os animais tiveram dificuldade para pastar com a relva recoberta por uma considerável camada de gelo.
Foi necessário até acionar um sistema chamado Windmachine (máquina de vento). Uma espécie de ventilador gigante com mais de 10m de altura.
Isso faz o ar circular e impedir a formação de geada em pomares de maçã. Esse método pode evitar um grande prejuízo na safra.
De acordo com o Portal de Notícias, São Joaquim On Line, no Vale da Invernadinha, em São Joaquim, os produtores chegaram a fazer fogueiras ao redor dos pomares de maçã.
Porém, os impactos do frio foram maiores. Essa condição adversa fez com que os brotinhos dos frutos fossem queimados pela camada de gelo que se formou.
De acordo com Ronaldo Coutinho, da Climaterra, essa foi a 7ª geada do mês de outubro. Já se somam 114 dias de geada no de 2020 e 76 dias com marcas negativas em Santa Catarina.
Leia também:
-Brusque registra a menor temperatura do mês neste sábado
Lindas imagens do frio
Acompanhe na galeria abaixo, lindas imagens capturadas nas primeiras horas da manhã deste sábado na Serra Catarinense.
As fotos foram extraídas do Portal de Notícias São Joaquim On Line: