Funcionários da Cia Hering de Blumenau entram em greve

Anúncio foi feito nesta quinta-feira

Funcionários da Cia Hering de Blumenau entram em greve

Anúncio foi feito nesta quinta-feira

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem (Sintrafite) de Blumenau anunciou nesta quinta-feira, 11, que os trabalhadores do setor de malharia da empresa Cia Hering, localizado na rua Hermann Hering, bairro Bom Retiro, entraram em greve após a empresa não pagar o Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PPR).

Eles iniciaram um movimento de paralisação de suas atividades. Os motivos estão também definidos no pedido de mediação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT-SC), também tirado na assembleia que deu origem a greve.

O que diz o sindicato

Segundo as informações do sindicato, a empresa reuniu os trabalhadores para informar que as metas de 2022 não haviam sido atingidas e por esse motivo, o PPR não seria repassado. A direção da empresa também anunciou que iria dar um vale presente de R$ 500 para os trabalhadores, sob a justificativa de comemorar os dois anos da fusão com o grupo Soma.

Além disso, a empresa criou uma comissão interna para discutir o benefício, mas não teria chamado o sindicato para a reunião e durante todo o ano não apresentou para os trabalhadores quais eram as metas, além de não divulgar os resultados obtidos pela empresa.

O sindicato afirmou ainda que há relatos de trabalhadores de que um pequeno grupo da empresa teria recebido o PPR. Seriam eles analistas, supervisores, gerentes e lideranças em geral que teriam recebido 75% do salário como pagamento, um valor superior ao concedido aos trabalhadores. “Transformando-se num flagrante tratamento desigual e falta de isonomia entre os/a trabalhadores/as”, afirmou o sindicato.

Após as denúncias, o sindicato fez uma reunião com a empresa por intermédio de uma mediação do MPT, e durante a reunião a empresa afirmou que: “por critérios internos realmente concedeu um determinado valor aos superiores hierárquicos e não para a produção. Mas que isso era de sua liberalidade e seus critérios – isso, tudo sem analisar os critérios de isonomia que o Sintrafite trouxe na reunião”.

A reportagem buscou um posicionamento da Cia Hering mas, até o momento, não obteve retorno.

Leia também:

1. Após ofender namorada nas redes sociais, homem terá que indenizá-la em SC
2. Prefeito de Ibirama pede afastamento do cargo após ser preso na Operação Mensageiro
3. Dia da Alegria: Havan leva alunos de Brusque e Tijucas para o Beto Carrero World
4. “Tudo pronto para ir estudar”: adolescente que postou foto com facão e faca é apreendido em SC
5. Três pessoas ficam feridas após carro capotar em Brusque


“Acreditar que ele consegue é tudo o que eu tenho”: mãe fala sobre os desafios na criação do filho autista:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo