Fundação Cultural de Brusque encaminha projeto de Lei para regulamentar o artesanato no município
Programa visa capacitar e formar os profissionais de Brusque
Programa visa capacitar e formar os profissionais de Brusque
Nesta semana, a Prefeitura de Brusque, através da Fundação Cultural de Brusque, encaminhou à Câmara Municipal de Vereadores projeto de Lei para regulamentar a atividade de artesanato no município.
De acordo com o documento, o programa visa regulamentar a atividade de artesão na cidade, qualificar o artesanato municipal através de formações e orientações com especialistas da área, além de criar um cadastro municipal de artesãos, que poderão participar das feiras e eventos promovidos pelo município ao longo do ano.
Segundo o diretor-geral da Fundação Cultural de Brusque, Igor Balbinot, uma série de estudos foram desenvolvidos para chegar a este modelo de projeto de lei.
“Além disso, foram realizadas conversas com a classe de artesãos e representantes das feiras já existentes no município. Ainda no segundo semestre de 2023, lançamos um cadastramento municipal de artesãos e cerca de 50 pessoas se inscreveram, apesar de sabermos que existem cerca de 150 artesãos no município”, comentou.
Segundo o Instituto Itaú Cultural, no segmento da economia criativa, que equivale a cerca de 4% do PIB de Santa Catarina, no ano de 2022 o principal ativo exportado por Santa Catarina foi o artesanato, seguido pela Moda e o Design, sendo que a Economia Criativa gerou US$ 1,7 Bilhão no período, somente no estado.
Leia também:
1. VÍDEO – Cadela morre após ser atropelada por carro no Águas Claras, em Brusque
2. Investigação vai apontar motivo para destruição na nova Beira Rio após enchente
3. Centenária: saiba quem é a mulher mais idosa de Guabiruba
4. Obituário de Brusque, Guabiruba e Botuverá: falecimentos de hoje e dos últimos dias (08 a 09/04)
5. Sine divulga vagas de emprego disponíveis em Brusque; veja quais são
Médica na UTI Móvel do Samu atende homem com mandíbula arrancada em seu primeiro plantão: