Fundação Cultural realiza roteiros turísticos para apaixonados pela história de Brusque

Visitas guiadas serão realizadas em museus e na Villa Renaux nos 158 anos de Brusque

Fundação Cultural realiza roteiros turísticos para apaixonados pela história de Brusque

Visitas guiadas serão realizadas em museus e na Villa Renaux nos 158 anos de Brusque

Entre a programação comemorativa do 158º aniversário de Brusque, estão visitas guiadas a quatro locais que reservam boa parte do patrimônio histórico e cultural de Brusque: Museu de Azambuja, Museu Aldo Krieger e Casa de Brusque serão visitados neste sábado, 4, a partir das 14h, com opção de transporte via ônibus organizado pela Fundação Cultural. Nesta quarta-feira, 1º, a professora da Unifebe Rosemari Glatz guia 40 pessoas pela Vila Renaux, a partir das 18h, e as inscrições já estão esgotadas.

Veja também:
O que o novo censo do IBGE mostra sobre a produção agropecuária em Brusque e região

Morre aos 60 anos o empresário Tato Zen

Por que o Sinseb diz que projeções da prefeitura com gasto de pessoal estão fora da realidade

As visitas são organizadas pela Fundação Cultural de Brusque. Os guias Lucas Cordeiro e Igor Balbinot fazem o acompanhamento do público no ônibus, entre os três museus que serão visitados neste sábado. As inscrições para o transporte com ônibus podem ser feitas por telefone (47) 3396-8113 e são gratuitas. Cada visita dura, em média, 1h30. “O intuito é promover e valorizar os patrimônios históricos e culturais de Brusque”, comenta Balbinot.

Museu de Azambuja
Seu nome oficial é Museu Arquidiocesano Dom Joaquim. Foi fundado em 3 de agosto de 1960 e possui mais de 4 mil peças divididas em três acervos: História Natural, Arte Sacra e História da Imigração de Brusque e Santa Catarina.

Museu Aldo Krieger
Fundado em 2002, com o objetivo de divulgar e preservar o acervo do Maestro Aldo Krieger e promover apresentações culturais.

Casa de Brusque
Aberto para visitação pública em 1971, preserva importantes e diversificados acervos documentais, fotográficos, bibliográficos, além de objetos históricos relacionados ao rio Itajaí-Mirim.

Veja também:
Incêndio destrói residência de casal de idosos no bairro Santa Luzia

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Advogado deve pedir revogação da prisão de homem que matou a ex-namorada, em Blumenau

Inscrições encerradas
Nesta quarta-feira, 1º, é a vez da visita guiada à Villa Renaux, a última morada do cônsul Carlos Renaux. A professora Rosemari Glatz, da Unifebe, guiará 40 pessoas pelo local. Também está prevista a exibição de um documentário sobre Brusque. As inscrições foram encerradas um dia após a abertura.

O local foi projetado por um engenheiro alemão contratado especificamente para este serviço e levou quatro anos para ser construído. “É um paraíso dentro da cidade. Tudo é original, as pessoas ficam maravilhadas porque não imaginam que temos isto aqui. Móveis, louças, lustres, sistemas de ar condicionado, tudo preservado”, relata a professora.

A visita terá explicações sobre a vida do cônsul, desde sua chegada a Brusque, passando pela história das indústrias e pelo progresso político de Renaux até se tornar cônsul do Brasil em Baden.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo