X
X

Buscar

Fundação Municipal de Esportes deve focar no esporte de formação em 2020

Orçamento anual foi criticado por vereadores na Câmara; superintendente comenta possibilidades de investimentos

A Fundação Municipal de Esportes (FME) terá um orçamento de R$ 3 milhões, com o qual deverá passar o ano de 2020 focando nas equipes de formação, priorizando competições como os Joguinhos Abertos de Santa Catarina e a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).

O valor, R$ 350 mil (3,2%) acima do disponível em 2019 terá um terço destinado ao investimento de fato, enquanto o restante será destinado a manutenções, como explica o superintendente Olavo Larangeira. Em 3 de dezembro, quando a Câmara aprovou o orçamento de prefeitura, vereadores consideraram que a verba é pouca.

“Planejamos para este ano tentarmos alguns convênios, e o investimento na base receberá um foco, principalmente com a participação na Olesc e tentando ampliar o número de escolinhas”, comenta Larangeira.

Para aumentar a quantidade de escolinhas, o superintendente pretende fazer com que a FME explore mais os espaços ociosos das escolas brusquenses, e pretende manter um diálogo aberto com clubes e associações, embora reconheça que estas instituições trabalham muito mais voltadas a seu quadro de sócios do que ao ambiente comum.

O aumento de 3,2% é menor do que aquele de 2018 para 2019: 5,58%. Larangeira afirma que não há um aumento real, comparando com os aumentos em manutenções, inscrições e combustível. Boa parte do valor vai para a administração da Arena Brusque e para a folha salarial. O que sobrar será também destinado a bolsas para atletas e treinadores e à compra de materiais esportivos.

O superintendente da FME também gostaria de preparar uma estrutura dentro da fundação que se dedique à captação de recursos de projetos federais para subsidiar associações e clubes brusquenses, como por exemplo a Associação Brusquense de Ginástica Rítmica (ABGR), entre outras. Na ideia, a busca por recursos também incluiria a própria FME.

É possível que sejam incluídas competições novas no calendário, como o Municipal de Truco e o Festival de Taco, que não puderam ser realizados em 2019, como se pretendia.

Em 2019

Olavo Larangeira vê que os desempenhos do Campeonato de Futebol Amador e dos Jogos Comunitários são satisfatórios, assim como os das competições municipais de bocha e futsal feminino. “Tivemos ainda o Municipal de Vôlei retornando, era uma competição que há tempos já era necessária”, comenta.

Foi reservado também um elogio à Natação Brusque, que tem trabalhado tanto na formação quanto no alto rendimento. “O projeto conseguiu parcerias com academias para ter seus espaços, pode servir de exemplo.”

Nas grandes competições estaduais, o dirigente não vê desempenhos fora de série, mas ressalta satisfação com o que viu. “Tivemos uma representatividade razoável nas categorias de base, com Olesc, e Joguinhos. Nos Jasc, não tivemos conquistas de primeiro lugar nas modalidades, mas subimos posições em relação ao ano passado com um orçamento bem reduzido em relação a vários concorrentes.”