X
X

Buscar

Fundema alerta que abandono de animais é crime

O abandono de animais é considerado crime, previsto na Lei 9.605/1998

Com o período de férias cresce o numero de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade. Muitas famílias viajam e acabam deixando os animais de estimação abandonados em espaços públicos. A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), tenta conscientizar a comunidade para que mantenha os cuidados com os animais, mesmo nessa época do ano, exercendo a posse com carinho e responsabilidade.

O órgão ambiental alerta que o abandono de animais é considerado crime, previsto na Lei 9.605/1998. O artigo 32 do texto destaca que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode ser punido com detenção, de três meses a um ano, além de multa.

A superintendente da Fundema, Eudez Pavesi, explica que com a chegada das férias aumenta o número de denúncias desse tipo de crime ambiental. 

– Nós percebemos que as pessoas abandonam cães e gatos em lugares mais afastados do Centro da cidade como o Horto Florestal – comenta. 

Ela orienta as pessoas a deixarem os animais com parentes ou vizinhos recebendo os cuidados necessários durante o período da viagem de férias.

Para a superintendente da Fundema, é preciso entender que o animal de estimação não é um objeto descartável, ele precisa de atenção e dedicação durante toda a vida. 

– É uma grande covardia do ser humano deixar um animal abandonado que não tem como se defender – ressalta.


Fonte: Secom Prefeitura de Brusque