Fundema pretende fiscalizar descarte de entulhos nas ruas de Brusque
Órgão planeja criar um ponto fixo para descarte correto de sofás, TVs e geladeiras
Órgão planeja criar um ponto fixo para descarte correto de sofás, TVs e geladeiras
Entre os objetivos da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) de Brusque para este ano está a fiscalização do descarte de móveis e eletrodomésticos nas ruas da cidade.
Após reunir-se com a Secretaria de Obras, que auxiliará na ação, o órgão definiu algumas medidas para realizar neste ano. No momento, a Fundema está desenvolvendo um levantamento para verificar a possibilidade de criar um monitoramento online nas ruas da cidade para flagrar qualquer descarte irregular.
Veja também:
Prefeito Matias Kohler sugere que administração do Azambuja assuma Hospital de Guabiruba
Decolar.com pagará indenização por danos morais a brusquenses
Municípios da região de Brusque não cumprem metas de atendimento em creches, diz TCE-SC
O monitoramento seria feito por meio da internet via rádio, mas é preciso verificar a conexão em certos pontos do município. A ideia é flagrar os descartes e aplicar as devidas punições, conforme prevê a legislação municipal.
Cristiano Olinger, superintendente da Fundema, explica que muitas pessoas descartam lixos volumosos como sofás, TVs e geladeiras nas ruas devido à falta de local apropriado para o descarte.
“Por não poder colocar em lixo comum, as pessoas acabam descartando de forma irregular em alguns pontos da cidade”, explica.
O projeto
A ideia foi concretizada após o Dia Mundial da Limpeza, ação que recolhe entulhos no rio Itajaí-Mirim, realizado em setembro do ano passado. Na oportunidade recolhidas mais de 20 toneladas de lixo. O material ficou exposto em frente ao Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof para conscientizar a população.
“Isso impulsionou mais a gente. Nós já tínhamos a ideia e estivemos em Pomerode, onde foi criada a semana do Lixo Zero”, revela.
Por enquanto, o projeto está apenas no papel e ainda não existe uma data definida para colocar em prática. No entanto, a Fundema pretende dar início as ações ainda este ano.
Entre as ideias do órgão está a criação de um ponto para o descarte desses materiais. Com base no que é praticado em Pomerode, a Fudema pretende avaliar os produtos para que os que estiverem em condições de uso ou funcionando normalmente possam ser repassados para quem precisa. Já os produtos que não tiverem solução, receberão o destino correto.
Veja também:
Fundema pretende fiscalizar descarte de entulhos nas ruas de Brusque
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes anuncia saída do PSDB
Parceria entre secretarias
De acordo com o diretor da Secretaria de Obras, Nik Imhof, será realizada uma nova reunião entre as pastas para definir os detalhes das ações. O projeto está pronto, mas ele ainda não foi colocado em prática.
“Nós sempre ajudamos a Fundema com a limpeza do rio Itajaí-Mirim que recolhe toneladas de entulhos todo ano”, afirma.
O diretor afirma que entre as ações previstas estão a confecção e instalação de placas e a disponibilização de um telefone para realização de denúncias.