Fundema realiza formatura do projeto Sairinhas
Mais de 40 crianças receberam os certificados no auditório na noite de terça-feira, no auditório do IFC
Mais de 40 crianças receberam os certificados no auditório na noite de terça-feira, no auditório do IFC
A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) realizou a formatura de mais de 40 Agentes Ambientais Mirins do projeto Sairinhas – edição 2019. A cerimônia foi realizada no auditório do Instituto Federal Catarinense – IFC, na noite de terça-feira, 19.
O Sairinhas é desenvolvido desde 2015 em parceria com a Reserva do Patrimônio Natural – RPPN Chácara Edith e a Secretaria de Educação. Este ano, participaram do projeto alunos das Escolas Augusta Knorring e Angelo Dognini. No total foram 14 semanas com aulas práticas e teóricas.
“Acreditamos que a partir de hoje eles vão disseminar todas as informações que passamos para eles, que serão mini fiscalizadores e vão fortalecer as questões ambientais. A convivência com as crianças é muito especial nesse projeto”, afirma a bióloga, Deise Nara Schafer.
De acordo com o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger, durante os encontros os alunos aprendem temas, como: a mata Atlântica, reciclagem, sustentabilidade e a conservação do meio ambiente. “O Sairinhas é um projeto que a Fundema tem muita gratidão por ser precursora na cidade. Preparamos esses cidadãozinhos para cuidar do nosso planeta no futuro”, destaca.
O projeto Sairinhas já ultrapassou as fronteiras municipais e este ano formou os primeiros 21 Agentes Ambientais Mirins na Alemanha, dentro projeto “50 parcerias Municipais para o Clima”. “O projeto foi apresentado aos nossos parceiros alemães do Distrito de Karlsruhe e este ano, quando a comitiva brusquenses esteve lá em julho, o prefeito Jonas Paegle e eu entregamos os certificados para eles”, comenta Olinger.
Para o vice-prefeito Ari Vequi foi uma alegria participar da cerimônia de formatura. “É um projeto de fala e apresenta o meio ambiente nas várias áreas de atuação. É um trabalho bonito realizado pela Fundema, que faz com que as crianças tenham consciência ambiental já nos primeiros anos de formação escolar. Por parte da Prefeitura é sempre um momento importante e de alegria participar desse evento e entregar às crianças um conhecimento maior na área do meio ambiente”, enfatiza.
Para a dona de casa Jane Correa Weiber, que é mãe da formanda Maiely (10) toda a família se envolve no projeto. “Minha filha amou às aulas. Ela ficava ansiosa para ir nos encontros e voltava feliz, pelo contato com a natureza e os conhecimentos que estava aprendendo. Ela amou e já está com saudades”, conta.
A estudante estava nervosa com a formatura. “Gostei muito de fazer o projeto Sairinhas e fiquei feliz de ter essa oportunidade”, declara.