Fundema realiza visitas de fiscalização e orientação em indústrias de Brusque
Fiscalização iniciou nesta quinta-feira, 4
Fiscalização iniciou nesta quinta-feira, 4
A Fundação do Meio Ambiente (Fundema) de Brusque fará uma série de visitas nas indústrias do município para fiscalização e orientação. A primeira delas foi vistoriada nesta quinta-feira, 4.
“Iniciamos hoje a visita nas empresas com intuito de fazer uma fiscalização educativa, para que possamos buscar soluções efetivas nas questões ambientais, principalmente com relação aos efluentes e poluição atmosférica”, explica a superintendente do órgão ambiental, Ana Helena Boos.
De acordo com ela, o cronograma de fiscalização inicia pelo ramo de tinturaria. “Pretendemos em médio prazo ir para os demais ramos de atuação da nossa cidade”, conta.
Segundo Ana Helena, não há previsão para o término dessas visitas educativas, e que elas serão encaixadas no cronograma da Fundema, junto com as outras atribuições do órgão.
A superintendente acredita que o Poder Público e a iniciativa privada podem encontrar juntos soluções para a melhoria efetiva das questões ambientais do município.
“Nossa maior preocupação com relação ao meio ambiente é a questão dos efluentes no rio e a questão que muito nos chega por meio de denúncias, que são os casos de poluição atmosférica. Por isso, estes dois pontos, neste primeiro momento, é que terão maior atuação por parte da Fundema”, destacou Ana.
A empresa visitada no início da manhã de quinta-feira já foi notificada pela Fundema por poluição atmosférica e é alvo de denúncias constantes por parte da comunidade. Nos últimos anos, diversas medidas foram adotadas pela diretoria para amenizar a situação.
“Percebemos na visita que vem se construindo ao longo do tempo uma tentativa de buscar formas de amenizar estas questões de poluição atmosférica. Acreditamos que estas visitas trazem resultados positivos, pois o intuito da Fundema além de fiscalizar é também orientar”, ressaltou.
Ana Helena explica que, inicialmente, a Fundema vai tentar, juntamente às empresas, adequar práticas que sejam danosas ao meio ambiente. Em um segundo momento, caso as alterações não sejam realizadas, uma fiscalização mais punitiva deve se iniciar.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: