VÍDEO – Futuro cão-guia, Marujo encontra cadela Zaara pela primeira vez em Brusque
Parceira do cabo Carlos Alexandre de Souza recebeu com alegria o novo amigo
Parceira do cabo Carlos Alexandre de Souza recebeu com alegria o novo amigo
O jornal O Município acompanhou na tarde desta terça-feira, 21, o primeiro encontro entre a cadela Zaara (do Corpo de Bombeiros) e o futuro cão-guia Marujo. Embora pareçam iguais fisicamente, cada um possui sua importância na sociedade.
Ao entrar no quartel, Marujo já foi visto por Zaara, que ficou inquieta e alegre com a visita. Entrando no canil da cadela, Marujo foi muito bem recebido. Em poucos segundos, já era possível ver os dois correndo e brincando pela grama.
Além do cabo Carlos Alexandre de Souza (parceiro de Zaara), a visita também contou com a presença de Patricia Vilar Vitor Salinas, de 31 anos, e Walmir Ruis Salinas Junior, 32, tutores e responsáveis pela socialização do Marujo.
Marujo, de apenas um ano e meio, é um cão que pertence ao Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia e Inclusão, localizado no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Camboriú. O animal está com Patricia e Walmir desde os quatros meses.
“Esse período é importante pois temos como objetivo, acostumar ele com pessoas, lugares e situações. Após um período, ele volta para o IFC para passar por uma série de treinamentos e tarefas. É lá que será possível definir se ele será ou não um cão-guia. E encontro foi ótimo, foi lindo ver os dois juntos”, conta Pricila.
Já Zaara é a cadela que faz colaboração com o cabo Carlos Alexandre de Souza, ambos são de Brusque. Mais do que uma parceira profissional, Zaara já faz parte da família do bombeiro. A parceria entre os dois já dura sete anos. Zaara chegou aos braços do cabo quando tinha apenas dois meses de idade e, desde lá, faz parte da rotina do oficial.
“Foi muito interessante ver os dois, se divertiram muito. Zaara é um pouco mais agitada e o Marujo mais calmo. Ela costuma ser dominante, mas se deram super bem”, disse o cabo.
– Assista agora:
Doação de herança deu início à história da igreja do Águas Claras, em Brusque