GALERIA – Com danças e gastronomia típica, 29ª edição da Festa Bergamasca chega ao fim em Botuverá
Show da dupla Diego & Victor Hugo marcou encerramento da festa
Show da dupla Diego & Victor Hugo marcou encerramento da festa
A 29ª edição da Festa Bergamasca, evento tradicional de Botuverá, se encerrou neste domingo, 3, com o show da dupla sertaneja Diego & Victor Hugo. Diversas atrações marcaram o evento, como as danças típicas italianas e as apresentações musicais.
O propósito central da festa é manter viva as tradições ítalo-bergamascas em Botuverá, cultura muito presente até os dias atuais, sobretudo com o dialeto bergamasco, falado em comunidade no município. A gastronomia típica italiana também foi atração da festa.
O chefe da Divisão de Cultura de Botuverá, Pedro Bonomini, celebra mais uma edição da festa e reforça a importância do tradicional evento para valorização da cultura trazida pelos imigrantes italianos no século XIX e cultivada pelos descendentes.
“O resultado da festa é positivo. Foi muito bem organizada e divulgada. A prefeitura tem se empenhado bastante para fomentar o desenvolvimento da festa em todos os seus aspectos para atrair o público e satisfazer os anseios de todos os visitantes”, afirma.
No domingo, o destaque também foi para a realização de uma missa celebrada totalmente por meio do dialeto bergamasco. Todas as liturgias, orações e ritos foram falados somente por meio da “língua local”. A missa foi celebrada pelos padres Nelson Tachini e Alírio José Pedrini.
“A missa foi maravilhosa e emocionante. A organização está de parabéns. Estava tudo muito organizado, limpo e prático. Era tudo de fácil acesso, de fácil entendimento. Todos estão de parabéns”, elogia a turista Flávia Milena Vicentini.
Ainda para celebrar a cultura, diversos grupos de música italiana se apresentaram durante a festa, como o coral Giuseppe Verdì e o Gruppo Girotondo. A festa iniciou na sexta-feira, 1, com a Tarde Dançante da Melhor Idade.
“Existe uma necessidade de se fazer essas apresentações folclóricas tradicionais italianas, como os grupos de dança e o coral Giuseppe Verdi, para preservar a nossa cultura italiana e nossa tradição do canto, da música, da dança e da alegria que expressa todo o povo italiano”, comenta Pedro.
O encerramento da festa foi marcado pelo show da dupla Diego & Victor Hugo. Os sertanejos, que fazem sucesso nacionalmente, foram anunciados pela organização da festa no dia 12 de julho. O show foi gratuito.
As músicas de Diego & Victor Hugo contam com participações de cantores conhecidos do sertanejo e sertanejo universitário, como Jorge & Matheus, Bruno & Marrone, Henrique & Juliano e outros. Entre os sucessos da dupla estão as músicas Facas e Áudio.
Além da dupla e dos grupos que trazem músicas típicas, aconteceram shows de Modão Sertanejo, Manotaço e DJ Veltk no primeiro dia da festa. No segundo dia, se apresentam Dany & Rafa e Tché Chaleira. Por fim, no último dia, Chê Lokedo também fez a festa.
Russa conhece marido praticando inglês on-line e adota Brusque como lar: