GALERIA – Desfile do Presépio Vivo percorre ruas de Guabiruba e encanta moradores
Desfile ocorreu nesta sexta-feira, um dia antes da véspera de Natal
O tradicional desfile do Presépio Vivo aconteceu na noite desta sexta-feira, 23, em Guabiruba. O evento teve início por volta das 19h30. O desfile ocorreu no dia que antecede a data da véspera de Natal, neste sábado, 24.
O trajeto iniciou na rótula do bairro Lageado Baixo e seguiu sentido ao bairro Guabiruba Sul. Em seguida, a carreata chegou ao Centro e continuou o trajeto até a rótula da Pomerânia, retornando ao Guabiruba Sul pela rua José Dirschnabel.
Um dos organizadores do evento, Wagner Fischer Westarb afirma que a preparação para realização do desfile começou em outubro e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas.
“É muito gratificante todo o empenho da comunidade para com o desfile, porque é muito esperado por toda a população não só de Guabiruba, mas, também, de Brusque e de outras localidades. Nos alegra muito em saber que passamos esta mensagem de esperança”, afirma.
O casal de namorados Kelvin Cristofer Cunha e Luana Gabrieli Faria interpretou José e Maria no Presépio Vivo. Não é a primeira vez que os dois participam do desfile. Kelvin comenta que atuar como José é representar a família e a história.
“Nos sentimos bastante privilegiados e maravilhados com o trabalhos que fizemos. É um trabalho voluntário e nos sentimos muito bem com isso, ajudando a comunidade. Eu, minha namorada e minha família estamos todos os anos juntos com o pessoal do desfile”, diz.
Luana destaca a importância da família de Jesus em sua família, sobretudo em meio a época de Natal, e diz que se sente bem ao participar de mais uma edição do desfile.
“É bem gratificante participar do desfile. A família de Jesus nos traz muitas lembranças, e é muito importante para a minha família. É a segunda vez que faço parte do desfile”, comenta.
Participação da Sociedade Pelznickel
A Sociedade Pelznickel também participa do desfile do Presépio Vivo e, geralmente, o grupo se encontra com os participantes do desfile durante o trajeto. Neste ano, a novidade foi que tanto os participantes do Presépio Vivo quanto o grupo Pelznickel fizeram a concentração e saíram do mesmo local.
Luis Ervino Fischer, de 59 anos, pelznickel há cerca de 18 anos, participou do desfile. Ele conta que se trata de uma tradição de família. Os filhos de Luis também atuam como pelznickel, cultivando a tradição.
“Em todos os anos as pessoas vêm de todos os lugares. Então, a tradição é levada para fora. É muito gratificante participar do desfile. Está no nosso sangue. Meus pais e meus tios também faziam isso”, conta.
Confira a galeria de fotos:
Fotos: Thiago Facchini/O Município
– Assista agora:
Demolição da antiga Igreja Santa Teresinha, em Brusque, causou espanto na comunidade