GALERIA – Em Brusque, Evento Cultural Polonês celebra 154 anos de imigração com ação solidária à Ucrânia
Essa é a 14ª edição da programação, que reuniu centenas de pessoas no pavilhão da Fenarreco
Essa é a 14ª edição da programação, que reuniu centenas de pessoas no pavilhão da Fenarreco
A 14ª edição do Evento Cultural Polonês, realizada neste domingo, 27, celebrou os 154 anos da imigração polonesa no Brasil com uma ação solidária em favor da Ucrânia, que há quase 2 anos vive em guerra contra a invasão da Rússia.
A programação aconteceu no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, o pavilhão da Fenarreco, no Centro de Brusque, e contou com a tradicional missa e apresentações de grupos folclóricos com vestimentas, danças e músicas típicas do país do Leste Europeu.
Leonado Rucyski Garcia, de 31 anos, é integrante do Grupo Folclórico Polonês Auresovia, do Rio Grande do Sul. Ele conta que o traje e música precisam estar em sincronia para que o espetáculo possa tocar o público.
“Estou usando um traje da alta nobreza polonesa. É uma roupa histórica, que representa toda a realeza, no qual vão apresentar hoje com o Maslow. Essa mistura de detalhes é importantíssima para que a gente consiga passar um pouco da cultura da Polônia”, explicou.
Outro destaque do evento foi a gastronomia, que é totalmente diferente da brasileira. Pratos como pierogi (pastel), zapekanka (pão recheado) e nalesniki (panqueca) mostraram um pouco da culinária polonesa.
“Esses são alguns pratos típicos da Polônia. Apesar de serem feitos de forma simples, alguns ingredientes, como a polenta, precisam ser exportados da Polônia ou de outros países como França e Itália para que o sabor seja o mais próximo possível da Polônia”, detalhou Ana Turik, de 82 anos, que foi uma das responsáveis pela apresentação dos pratos.
Este ano, o Evento Cultural Polonês fez uma homenagem à Ucrânia. Entre os convidados estava o cônsul honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski, que agradeceu a solidariedade e falou sobre os danos que a guerra tem gerado ao país.
“Somos gratos por tudo. A Polônia foi uma das primeiras a prestar auxílio humanitário para a Ucrânia, mostrando a união entre os países vizinhos. Essa guerra tem custado muito para nós, são milhares de mortos, refugiados, problemas econômicos e com alimentação”, disse.
O Evento Cultural Polonês é organizado pela Fundação José Walendowsky e celebra 154 anos da imigração polonesa no Brasil.
“Essa também é uma homenagem aos nossos antepassados que vieram para o Brasil e, claro que não poderíamos deixar de lembrar dos nossos amigos e vizinhos da Ucrânia. Todos os valores arrecadados com ingressos e comidas, serão destinados para o Consulado Ucraniano, para que a gente consiga de alguma forma ajudar”, destacou o presidente da fundação, Luís Antônio Loyola Walendowsky.
O Grupo Poltava, de Curitiba, encerrou o evento com uma apresentação folclórica mostrando um pouco da cultura e costumes da Ucrânia.
“Somos um grupo com mais de 300 pessoas de diversas faixas etárias. A maioria tem descendência ucraniana, mas há 10% que são apenas simpatizantes da cultura do país. Nossa intenção é mostrar um pouco do país, mas também de agradecer a solidariedade dos poloneses em Brusque”, pontuou Carlos Enze Junior, organizador do Grupo Poltava.
Russa conhece marido praticando inglês on-line e adota Brusque como lar: