GALERIA – Exposição retrata casas enxaimel de Guabiruba em tamanho reduzido

Obras do artista Maicon Schaefer são chamadas de dioramas

GALERIA – Exposição retrata casas enxaimel de Guabiruba em tamanho reduzido

Obras do artista Maicon Schaefer são chamadas de dioramas

A exposição de dioramas do artista Maicon Schaefer, em Guabiruba, acontece neste sábado, 18, na Casa Kohler, no bairro Pomerânia. No total, as fachadas de 12 casas enxaimel da cidade foram retratadas em maquetes de tamanho reduzido, desenvolvidas por Maicon com base no especial Casas de Memórias, realizado pelo jornal O Município em 2019.

O projeto que resultou na exposição “Diorama Afetivo: Casas Enxaimel” foi beneficiado através do Fundo Municipal de Cultura. O evento conta com venda de cachorro-quente e bebidas para beneficiar a Associação Hospitalar de Guabiruba, onde Maicon e a esposa, Franciele Kohler, são voluntários.

Casa Kohler foi escolhida para abrigar a exposição | Foto: Bruno da Silva/O Município

Processo criativo

A ideia de Maicon com a exposição é divulgar o estilo enxaimel para os visitantes. Guabiruba tem 19 casas enxaimel, mas muitas pessoas nunca tiveram acesso a elas.

“Muitas pessoas não conhecem o estilo ou nunca viram, porque elas estão espalhadas no município e nem todas são acessíveis. Dessa maneira, retratando a fachada deles, conseguimos mostrar como é a construção, o encaixe, todos os detalhes. Isso é uma característica muito importante do diorama, o detalhamento, tanto a textura, material, o jardim. Tudo conta uma história”.

Artista quer que mais guabirubenses conheçam o estilo enxaimel | Foto: Bruno da Silva/O Município

Desde o início, a intenção de Maicon foi realizar a exposição dentro de uma das casas representadas. A Casa Kohler não era a primeira opção, mas acabou sendo escolhida. “Essa aqui pertence à família da minha esposa, tem mais de 80 anos de história, mas ninguém mais mora nela. Visitamos e vimos que era possível fazer e ainda coincidiu com o evento da prefeitura”, conta.

Diorama afetivo

Segundo Maicon, a escolha do nome “Diorama Afetivo” para a exposição veio pela ligação emocional que essas casas têm com muitos guabirubenses.

“Os dioramas têm vários temas, mas esse nome traz um alto valor emocional. Um casal veio aqui e viu uma casa que é da família deles, por exemplo. Eles contaram um pouco da história dela, que nem eu sabia. Tem um sentimento e isso acaba sendo transmitido. Qualquer diorama pode ser afetivo para quem tem alguma ligação”.

Leia mais:
– Conheça trabalho de artista de Guabiruba que produz mini maquetes com riqueza de detalhes

Inspiração

Para quem quiser saber mais detalhes sobre cada residência, foram colocados QR Codes em cada casa enxaimel exposta, linkados aos vídeos produzidos pela reportagem do jornal O Município para o especial “Casas de Memórias”.

“Fico feliz em ver que o especial feito pelo jornal serviu de inspiração para um trabalho tão bonito, que de certa forma traduz um pouco da história da cidade”, destaca Bárbara Sales, repórter que desenvolveu o projeto do jornal.

Repórter responsável pelo especial do jornal, Bárbara destaca satisfação por ajudar a registrar história da cidade | Foto: Bruno da Silva/O Município

Maicon conta que o especial “Casas de Memória” foi essencial para que ele conseguisse captar as medidas e os detalhes de cada casa retratada.

“A ideia inicial era ir até as casas, mas o fator tempo foi determinante para que eu viesse apenas aqui na Casa Kohler, que é do lado de onde eu moro, para pegar referências de medidas, para fazer tudo na escala certinho. O tamanho dos tijolos, pilares, madeira foi relacionado a essa casa. Então, fui tirando print dos vídeos, dos ângulos que eu precisava para calcular. Aí, tem o trabalho de contar quantos tijolos e madeiras para chegar o mais próximo da escala real possível. Além disso, os vídeos também contém as histórias das famílias, como a de uma que tem um tronco na varanda onde eles criam abelhas sem ferrão. Esses detalhes também foram colocados no diorama”, explica o artista.

Maicon se baseou nas imagens do especial de O Município para captar detalhes das residências | Foto: Bruno da Silva/O Município

Jardim encantado

A entrada para o evento Jardim Encantado Guabiruba, que também terá apresentações da banda Das Lebenslied & Glockenchor às 16h e 18h, é gratuita. Um dos visitantes será sorteado para escolher algum dos dioramas para levar para casa. Os outros serão doados para a Fundação Cultural.

Além das mini maquetes das fachadas das casas, a exposição também conta com dioramas relacionados ao Natal, como o presépio e o Pelznickel.

Mais fotos da exposição

Bruno da Silva/O Município
Bruno da Silva/O Município
Bruno da Silva/O Município
Bruno da Silva/O Município

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo