X
X

Buscar

GALERIA – Guabirubense fabrica quase 800 casinhas criativas para pássaros

Morador do Centro, Leonardo Fischer fabrica as casinhas desde 2017

“Eu me encontrei! É isto o que eu gosto de fazer”, diz o guabirubense Leonardo Fischer, de 59 anos, sobre a paixão por fabricar casinhas para pássaros. Em quatro anos, foram quase 800 casinhas fabricadas por ele.

A história começa em junho de 2017, quando o morador do Centro resolveu construir uma unidade. “No começo eu fui criando e fabricando por lazer sem nem mostrar para minha família. Depois de muitas já feitas, eu mostrei e eles ficaram maravilhados”, conta.

Gabrieli Kohler/Divulgação

Filho do falecido prefeito de Guabiruba Ivo Fischer, Leonardo sempre teve o sonho de trabalhar com marcenaria. Após conhecer a esposa, o guabirubense aprendeu com o sogro sobre o mundo das madeiras. Desde lá, vêm produzindo artigos do ramo por puro lazer.

De acordo com Leonardo, que é também proprietário de uma loja de aviamentos, ele busca manter a mente ocupada com novos conhecimentos. São instrumentos musicais, livros, línguas estrangeiras e viagens.

Atualmente, as casinhas de pássaros, fazem que a vida seja mais proveitosa, segundo ele. Até agora, Leonardo contabiliza 773 casinhas já construídas. Os modelos são os mais diversos. “Não é porque já tenho certa idade que vou me limitar somente ao trabalho”, diz.

Gabrieli Kohler/Divulgação

Rancho das Casinhas

Quem visita o Rancho das Casinhas, nomeado por Leonardo, pode visualizar, primeiramente, na parede à direita da porta de entrada, a família de seu Leonardo pintada nas casinhas.

Na parte inferior de todo o acervo encontram-se, divididas por regiões, casinhas enfeitadas de todas as cidades que compõem o estado de Santa Catarina. Ainda na parede à direita, encontram-se a Igreja Matriz de Guabiruba, a prefeitura, a câmara de vereadores, as igrejas de cada bairro e também os destemidos Pelznickel e Dragão de Guabiruba.

Gabrieli Kohler/Divulgação

Na parede à esquerda da porta, o visitante pode se admirar com as belas pinturas feitas por ele. Casinhas com os rostos mais famosos do mundo: Freddy Mercury, Martin Luther King, Anne Frank, Pelé, Hebe Camargo, Cid Moreira, Ayrton Senna e Aristóteles são alguns em meio às dezenas de personalidades reproduzidas por ele. Não é possível esquecer os rostos também pintados de todos os prefeitos que já passaram por Guabiruba, inclusive seu pai Ivo Fischer.

“As casinhas de pessoas são as que mais gosto de fazer porque eu adoro desenhar e pintar”, conta Leonardo, que descobriu a paixão desenhando e pintando, por conta própria, quadros de seu autorretrato e de sua família.

Gabrieli Kohler/Divulgação

Inúmeras casinhas para pássaros

A pessoa pode visitar o rancho quantas vezes forem necessárias, mas o fato é que ela nunca verá todas as casinhas. Sempre passa alguma despercebida no meio de tantas obras de arte. Sem contar que Leonardo fabrica pelo menos uma por dia.

Como já possui tantas, e de variedades diversas, o marceneiro planeja ainda aumentar seu acervo e construir um museu no local. Muito organizado, o artista possui todas as obras catalogadas e enumeradas em um arquivo.

Dentre tantos temas criativos, ele ainda afirma possuir várias inspirações e ideias para continuar criando, para que, em um futuro próximo, além da curiosidade, os visitantes possam conhecer um pouco mais de história em seu museu.

Gabrieli Kohler/Divulgação

Cultura de Guabiruba

A superintendente da Fundação Cultural Paula Maiara Bohn prestigiou o acervo e demonstra interesse na nova descoberta. “É um trabalho único realizado com muito amor, dedicação e não visando nada em troca”.

Paula ainda deseja sucesso para o novo artista que surge na cidade e espera que o acervo seja próspero tanto para ele, quanto para Guabiruba no aumento da visibilidade artística e cultural.

Leonardo afirma que suas obras não estão à venda: “Cada peça é única e faz parte da minha coleção”.

Porém, seu Rancho das Casinhas é aberto àqueles que desejarem conhecer. Basta telefonar para o 47 3354-1510 e agendar uma visita. Para os conectados às redes sociais, vale a pena conferir o perfil @ranchodascasinhas no aplicativo Instagram.

Gabrieli Kohler/Divulgação

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube