GALERIA – Luteranos celebram 160 anos da comunidade em Brusque em jantar no centro evangélico
Evento reuniu cerca de 350 pessoas
Evento reuniu cerca de 350 pessoas
A comunidade luterana de Brusque celebra 160 anos no dia 17 de abril. Um jantar em alusão à data aconteceu na noite desta sexta-feira, 14, no centro evangélico. Marcaram presença representantes da Igreja Luterana, autoridades políticas e convidados.
“Nos alegramos pelas pessoas que prontamente responderam o convite e se colocaram à disposição para participar conosco desta celebração, que é um momento de ação de graças”, celebra o pároco da Paróquia Bom Pastor, pastor Edélcio Tetzner.
Brusque conta com três paróquias luteranas na cidade. São elas: Paróquia Bom Pastor, no Centro; Paróquia Martim Lutero, no Bateas; e Paróquia Unidos em Cristo, no Paquetá. Antigamente, antes da criação da Celbrus-UP, que é a união paroquial, todas as paróquias eram uma só.
“Lembro uma palavra de Dietrich Bonhoeffer: ‘Deus não apenas nos dá sua palavra, mas também nos empresta o ouvido’. Então, Deus tem trazido sua palavra para nossa comunidade. O evangelho está entre nós, que nos permite o encontro com Cristo”, completa pastor Edélcio.
O evento, que reuniu cerca de 350 pessoas, contou com a apresentação do coral da Sociedade Thalia, de Curitiba. O maestro brusquense Paulo Kühn, regente do coral, também marcou presença no evento e conduziu a apresentação.
“É sempre uma alegria muito grande rever os colegas. Praticamente nascemos na comunidade luterana em Brusque. Trazer um coral que dirijo em Curitiba para a cidade é uma alegria muito grande”, comenta o maestro.
O presidente da Paróquia Bom Pastor, Ernandes Heinig, também mencionou a alegria em celebrar a data. Para ele, a importância da data justifica a necessidade de comemorar o momento especial para a comunidade luterana.
“É uma satisfação reunir a família e a comunidade em geral. São 160 anos de vida luterana em Brusque. Então, isso faz jus à confraternização da noite”, afirma Ernandes.
A história do luteranismo em Brusque se entrelaça com a história do município. Os pioneiros da presença luterana na cidade foram os pastores Oswaldo Hesse e Johann Anton Heinrich Sandreczki. O início foi em uma pequena capela no bairro Bateas.
Os estatutos da comunidade foram publicados no dia 17 de abril de 1863. A chegada do pastor Sandreczki a Brusque, em 1865, fez com que a comunidade luterana ganhasse novos impulsos. Em novembro de 1893, foi formada uma comissão para construção da igreja no Centro.