GALERIA – Paróquia São Luís Gonzaga dá início às celebrações de Primeira Comunhão
Mais de 300 crianças da Matriz e das 11 comunidades receberão o sacramento nas próximas semanas
Neste sábado, 22, crianças receberam o sacramento da Eucaristia pela primeira vez, na missa das 10h e das 16h, na igreja Matriz São Luís Gonzaga. Diante dos pais, padrinhos e familiares, as crianças deram o primeiro passo na vida eucarística. E, até 7 de maio, mais de 300 catequizandos da paróquia, formada por 12 Comunidades, farão a Primeira Comunhão.
Marcada por dois momentos importantes, a Renovação das Promessas Batismais e a Comunhão, a celebração é um marco na vida cristã. “Este é um tempo de alegria e esperança, que marca a vida da fé da criança, e da sua família. A Igreja celebra esse momento após a Páscoa porque é o encontro com o Ressuscitado e é a primeira vez que os catequizandos recebem Jesus na Eucaristia”, ressalta o pároco, padre Diomar Romaniv.
Preparação para a Eucaristia
Desde o começo da Iniciação à Vida Cristã (IVC) as crianças vêm se preparando para receber os sacramentos através de diversos momentos significativos e celebrativos. Para a Primeira Comunhão um dos momentos marcantes é a confissão.
“Durante os cinco anos de IVC há algumas marcas do caminho até a Crisma. Há algumas pausas celebrativas, com os pais ou só com as crianças. Nesses dias que antecedem a Primeira Comunhão as crianças vivem a fé mais intensamente. Na terça-feira, elas receberam o sacramento do Perdão, através da confissão. Dessa forma, prepararam o coração para receber Jesus pela primeira vez”, explica padre Diomar.
Durante a homilia, padre Diomar, trouxe uma reflexão sobre a passagem dos Discípulos de Emaús sobre as quatro formas de encontro com o Senhor: a vida, a oração, a palavra e a Eucaristia. “Hoje saímos daqui com uma certeza de que Deus caminha conosco todos os dias. Ele é nosso companheiro e nunca estamos sozinhos”.
Após a homilia, segurando a vela acesa na chama do círio pascal, as crianças renovaram as promessas feitas por seus pais e padrinhos no dia de seu Batismo, de viver na fé cristã.