X
X

Buscar

GALERIA – Quartel da PM de Brusque abre portas para comunidade em evento de 25 anos do Proerd no estado

Evento contou com diversas atrações, incluindo "transitolândia"

Famílias se reuniram na manhã deste sábado, 18, no quartel da Polícia Militar de Brusque em evento voltado à comunidade. Trata-se da comemoração dos 25 anos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Santa Catarina.

O evento Quartel de Portas Abertas contou com a participação de várias crianças. Havia diversas atrações, entre elas pipoca e algodão doce, pista de obstáculos, trilha, tiro ao alvo, “transitolândia” e exposições de viaturas e armamentos.

“É com imensa alegria que a PM de Brusque recebe a comunidade. O Quartel de Portas Abertas é uma iniciativa do comando-geral da corporação em diversas cidades do estado. Nós abraçamos a ideia e proporcionamos a experiência para as crianças”, diz o comandante da PM local, tenente-coronel Pedro Machado.

Na trilha aos fundos do batalhão, as crianças puderam se aventurar e se divertir, assim como na pista de obstáculos. A transitolândia, que é um programa da PM de Brusque, incentiva a educação no trânsito para as crianças.

Foram realizados também sorteios. O leão do Proerd marcou presença e as crianças não perderam tempo e foram tirar fotos com o mascote do programa. O Proerd é realizado nas escolas, ainda nos anos iniciais do ensino fundamental. Na ocasião, um policial militar educa as crianças aos perigos das drogas.

“Em Brusque, já foram mais de 33 mil crianças formadas no Proerd e temos que comemorar esta data”, celebra o comandante. “É um programa muito importante que faz com que as crianças que passam pelo Proerd tenham noção dos perigos das drogas e da violência e procurem se afastar deste tipo de atitude”, valoriza.

Proerd em Brusque

O Proerd iniciou em Brusque em 1999. O projeto-piloto iniciou em Lages, contando com iniciativa do tenente-coronel Otávio Ferreira, ex-comandante da PM de Brusque. Amarildo da Silva e Mauro Palma Rezende foram os dois policiais da cidade escolhidos para participar de um curso que tratava do assunto.

O primeiro educandário de Brusque a receber o programa foi a escola Santa Terezinha, no dia 15 de março daquele ano. Inicialmente, tenente-coronel Otávio e outros dois policiais fizeram um curso em São Paulo, trouxeram o programa para Lages e, em seguida, outros 36 policiais do estado fizeram o curso.

Confira a galeria de fotos:

Pista de obstáculos fez crianças se divertirem. Foto: Thiago Facchini/O Município
Crianças se aventuraram na trilha. Foto: Thiago Facchini/O Município
Transitolândia incentiva educação no trânsito. Foto: Thiago Facchini/O Município
Comunidade presente no quartel. Foto: Thiago Facchini/O Município
Entrada do evento. Foto: Thiago Facchini/O Município

– Assista agora:
Mariane Zen: professora usou mais de 80 fantasias para dar aula durante a pandemia