GALERIA – Saiba como está a situação da escola João Boos antes de receber reforma
Escola guabirubense já está tendo aulas e parte dos alunos estuda de forma improvisada em um ginásio
Escola guabirubense já está tendo aulas e parte dos alunos estuda de forma improvisada em um ginásio
A escola João Boos, de Guabiruba, será reformada após anos de espera. A expectativa é que o início das obras ocorra ainda nos primeiros meses de 2022. Uma empresa de Palhoça venceu a licitação e a proposta vencedora foi de R$ 4,38 milhões.
Um dos assessores de direção da escola, Robson Araújo Medeiros, se mostrou otimista com a reforma após anos de espera.
“Essa obra será importante para toda a comunidade. Uma escola centralizada e com a importância que tem, precisava melhorar. Com a proposta do novo Ensino Médio, que já será implantado este ano, poderemos oferecer uma melhor estrutura com a reforma”, disse o diretor.
A escola já está em atividade e atende atualmente alunos dos três anos do ensino médio. De acordo com Robson, são mais de 500 alunos ativos na escola. Desses 500, mais da metade são do turno matutino, os demais são do noturno.
“Estamos atendendo os alunos da melhor forma possível. Como um dos prédios foi evacuado para fazer a reforma, parte dos alunos estudam de forma improvisada no ginásio. Importante salientar que a escola está fazendo tudo dentro do possível para melhor atender a comunidade”, finalizou o diretor.
A empresa ESE Construções, de Palhoça, foi a vencedora da licitação para realizar a aguardada reforma da EEB João Boos, de Guabiruba.
Em 1º de setembro, a Secretaria de Estado de Educação havia publicado a suspensão da concorrência para a reforma e ampliação da escola pela necessidade de readequação orçamentária. O João Boos sofre há muitos anos com problemas estruturais e, por causa disso, as aulas no local chegaram a ser suspensas por um período em 2021.
“Agora, se espera os trâmites legais de 15 dias para recurso. Depois, acontece a ordem de serviço e a assinatura do mesmo”, explica Odair Bozio, supervisor regional de ensino da Coordenadoria Geral de Educação (CGE).
Após o acréscimo de valores, o governo decidiu pedir o parecer do TCE-SC para evitar problemas antes da publicação da licitação. O prazo estimado no contrato para o fim da obra é de 240 dias.
O projeto prevê a construção de área de 2,18 mil metros quadrados, com um novo bloco três, acesso coberto às áreas esportivas e campo de futebol. Os blocos um e dois, o refeitório e o ginásio de esportes vão ser reformados, totalizando área de 2,9 mil m².
O imbróglio sobre a reforma da escola João Boos vem desde 2013. A população e o poder público da cidade tem batalhando desde então para que a obra seja efetuada.
O Colégio João Boos, de Guabiruba, foi um dos primeiros educandários a ministrar o idioma alemão na região, da então Colônia Itajahy, isso no ano de 1881, época de sua inauguração.
Seu primeiro professor foi Carlos Scharf e ao longo de todo o percurso de sua história, das várias crianças e adolescentes que passaram pela escola, muitos vieram a se tornar personalidades importantes, principalmente no meio político.
Inúmeros alunos aprenderam a ler e escrever no João Boos, sendo que vários deles, posteriormente se elegeram prefeitos do município guabirubense.
Confira imagens de como está a escola atualmente e alguns pontos específicos por onde a reforma deve passar.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: