GALERIA – Praça Sesquicentenário recebe primeiras melhorias através do projeto “Adote uma Praça”
Essa foi a primeira ação do projeto realizada em Brusque
Essa foi a primeira ação do projeto realizada em Brusque
Foi feita a primeira melhoria através do projeto “Adote uma Praça” em um local público de Brusque. A TuttiAgro, empresa especializada em agropecuária, colocou no local bancos, mesas e instalou um bebedouro para humanos e pets.
A Lei existe desde 2011, e é destinada a trabalhos em áreas públicas de Brusque. O decreto de regulamento foi feito em 2012. Porém, como esta foi a primeira ação feita, a burocracia começou do zero.
De acordo com o Presidente da Câmara de Vereadores, André Vechi (DC), para realizar a ação, a empresa entra em contato com o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) apresentado o projeto, que será avaliado pela prefeitura, em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Brusque.
“Ela [a empresa] entra em contato para avaliar todos os equipamentos públicos do município. O projeto depende do aceite da prefeitura, depende do que ela pretende mudar. Após essa confirmação, o edital é publicado no Diário Oifical para a assinatura de ambas as partes”, afirma.
A concessão feita pelo Ibplan é valida por 60 meses, podendo ser renovada. Duas ou mais empresas podem apresentar projetos no mesmo lugar, mas, deste modo, será necessário uma relação entre os trabalhos que serão feitos.
Neste contexto, a empresa pode fazer publicidade dependendo da porcentagem de melhorias que ela fizer.
“É importante salientar que o projeto não se restringe só a praças. Outros locais também podem ser feitos como áreas verdes e pontes. Dependendo do lugar é necessário uma avaliação mais profunda”, explica o diretor de planejamento urbano, André Felipe Bozio.
A TuttiAgro manifestou interesse após André entrar em contato com a empresa. A equipe da empresa visitou a praça nos fins de semana e viu quais eram as demandas que estavam faltando.
“Víamos que as pessoas faziam piquenique e sentavam no chão. Não tinha bebedouro para beber água. Tínhamos outros projetos, mas resolvemos inaugurar assim. Com o tempo pretendemos fazer outras coisas. No total, foram apenas três pessoas trabalhando”, conta a gerente de marketing da TuttiAgro, Jaqueline Gardin.
Jaqueline conta que o maior problema da praça é a segurança. Hoje existe apenas um segurança para fiscalizar o local.
O Vice-Prefeito de Brusque, Pastor Gilmar, planeja novos meios para aumentar a segurança. “A instalação de câmeras na praça ou uma guarda 24h seria o ideal”, afirma.
Em cada mesa foi pintado o desenho de um animal, contendo informações do ramo agro. Nas mesas, há informações sobre cachorros, gatos, calopsitas e cavalos.
“Resolvemos trazer um pouco do nosso mundo para as pessoas que frequentam a praça. Vimos que muitas crianças brincam por aqui, e elas sempre reparam no desenho”, diz Jaqueline.
Leia também:
1. VÍDEO – Câmera flagra homem furtando bicicleta de adolescente no Centro de Brusque
2. Dois homens assaltam casa em Timbó, batem carro e são presos em Indaial
3. Luciano Hang vence ação contra Lula por mensagens em aviões nas praias catarinenses
4. Motorista embriagado é preso após colidir carro contra trem em Guaramirim
5. Prefeito de Guabiruba é criticado na Câmara por vereadores da própria base de apoio; Zirke se manifesta