Gaspar decreta situação de emergência após chuvas intensas
Município registrou cerca de 160 ocorrências e o Rio Itajaí-Açu chegou ao pico de 7,09 metros
A Prefeitura de Gaspar decretou situação de emergência, nesta segunda-feira, 9, em decorrência das fortes chuvas que ocorrem na cidade nos últimos dias. Desde quarta-feira, dia 4, Gaspar contabilizou 160 ocorrências de alagamentos, deslizamentos, queda de árvores, entre outras.
Além disso, os índices pluviométricos apontam mais de 200 mm de chuva e o Rio Itajaí-Açu atingiu seu pico, alcançando 7,09 metros. Nesta segunda-feira, o município possui cerca de 68 pessoas alojadas nos abrigos.
Situação de emergência
O decreto nº 11.302 autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a organização da Defesa Civil, nas ações de resposta ao cenário de desastre, onde inúmeras residências foram afetadas, além de outros danos materiais, ambientais e prejuízos econômicos. O objetivo é garantir rapidez nas ações de respostas necessárias para minimizar os efeitos causados pelas chuvas.
A medida irá garantir maior agilidade da Prefeitura nas ações emergenciais de auxílio à população. Uma força-tarefa foi criada para atuar na limpeza e remoção de lama, lixo e entulhos nos bairros, prestar assistência às vítimas e desabrigados e/ou desalojados.
A Defesa Civil pede que famílias que residem próximo a morros e encostas fiquem atentas a pequenos movimentos de terra, escoamento de água com barro, entre outros e acione o 199 ou pelo Whatsapp (47) 99236-2147 em caso de qualquer situação para evitar maiores prejuízos.
Alertas seguem sendo emitidos através do app, com notificações específicas para as regiões mais afetadas. A população pode acompanhar as informações através do site Defesa Civil de Gaspar ou do app Alerta Gaspar, disponível para sistemas Android e iOS.
Aulas em Gaspar
Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, informou que as aulas na rede municipal e estadual de ensino serão retomadas a partir de terça-feira, 10. A decisão vem após uma gradual diminuição do nível do Rio Itajaí-Açu, que havia levado ao cancelamento das atividades escolares por questões de segurança.
A Escola Profª Dolores Luzia dos Santos Krauss, que funciona como abrigo para móveis, não abrirá na terça-feira. Ação será reavaliada em caso de desocupação do espaço. A Secretaria de Educação destaca que nenhum estudante será prejudicado devido a eventuais dificuldades de deslocamento causadas pela situação.
Abastecimento de água
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Gaspar informou que, na manhã desta segunda-feira, 9, os níveis de turbidez estão acima da normalidade, nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) do município.
Neste momento a maior atenção da autarquia ain da é com a ETA V, responsável pelo abastecimento de água no Bairro Belchior. É fundamental que a população no bairro economize água neste momento.
A ETA V trabalha com 100% da sua capacidade e o consumo continua alto; ainda está com dificuldades para tratar por conta da sujeira que vem do Ribeirão Belchior. O reservatório está com 40% de sua capacidade e se o consumo continuar alto há grande possibilidade de faltar água no local.
A ETA I está com 85% de sua capacidade de tratamento com uma turbidez de 1.040 NTUs. A ETA II opera com 100% da capacidade e uma turbidez de 980 NTUs, a ETA IV está com uma turbidez de 160 NTU com capacidade de 70%.
Os técnicos do Samae monitoram de perto a situação das ETAs em todo o município. Equipes da autarquia realizaram recentemente a desobstrução da passagem de água para a lagoa de decantação devido à grande quantidade de sujeira que foi arrastada pelo ribeirão no Bairro Belchior. O trabalho foi concluído com sucesso, mas o uso da água ainda deve ser usado conscientemente.
A autarquia está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas ou fornecer informações adicionais por meio do número (47) 3091-2095.
A coleta de lixo segue conforme o cronograma de cada bairro. Em ruas alagadas não será possível realizar a coleta de lixo. É necessário que a população descarte corretamente os resíduos e coloque o lixo na rua apenas no dia em que o caminhão de coleta passar na sua rua, evitando o acúmulo de lixo, que pode obstruir bocas de lobo ou ser levado para os rios devido à chuva.
Leia também:
1. Previsão do tempo: saiba quando chuva deve retornar à região de Brusque
2. Prefeitura de Botuverá decreta situação de emergência devido chuvas na região
3. VÍDEO – Rio Itajaí-Mirim volta baixar em Brusque nesta segunda-feira após atingir pico na madrugada
4. UBS’s de Guabiruba passam por dedetização nesta segunda e terça-feira; confira o cronograma de fechamento
5. VÍDEO – Onde o rio termina: veja como está Itajaí-Mirim no local em que ele se junta ao Itajaí-Açu após chuvas
Assista agora mesmo!
Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha: