Geo 360: sistema utilizado pela prefeitura tem 750 quilômetros de ruas de Brusque mapeadas com imagens em alta definição

Ferramenta é integrada entre vários setores da administração e auxilia no planejamento e tomada de decisões

Geo 360: sistema utilizado pela prefeitura tem 750 quilômetros de ruas de Brusque mapeadas com imagens em alta definição

Ferramenta é integrada entre vários setores da administração e auxilia no planejamento e tomada de decisões

Desde o ano passado, vários setores da Prefeitura de Brusque têm utilizado o sistema Geo360 para armazenar dados do município e, assim, integrar as informações que são essenciais para o planejamento da cidade.

A coordenadora do setor de geoprocessamento da prefeitura – Geo Brusque, Camila da Silva, explica que anteriormente, as principais informações geográficas da cidade não estavam organizadas em um único lugar, o que dificultava o planejamento e a execução de ações. Agora, tudo está reunido dentro do sistema, e cada setor é responsável por alimentar e atualizar os dados.

“Esta é uma ferramenta de gestão territorial, que permite o cruzamento de informações que antes ficavam isoladas em cada secretaria”.

A Diretoria de Trânsito, por exemplo, é uma que utiliza o sistema desde o ano passado. Paulo Sestrem, diretor de sinalização, circulação, mobilidade e segurança viária, destaca que a ferramenta está sendo utilizada para mapear todas as lombadas, rotatórias, semáforos e placas existentes no município. 

“Estamos subindo as informações no sistema aos poucos, porque é um trabalho longo, mas a ideia é tirar todas essas informações que hoje estão em tabelas do Excel e disponibilizar no sistema, para facilitar o nosso planejamento e também estar à disposição de outros setores”.

Sistema tem 750 quilômetros de ruas de Brusque mapeadas | Foto: Reprodução

Ele ressalta que existem mais de cinco mil placas espalhadas pela cidade e o objetivo é incluir todas no sistema, com fotos e localização exata. “É uma ferramenta tanto de organização interna, quanto externa, já que no futuro é ter essas informações disponibilizadas em um portal para o cidadão”.

Além do trânsito, também já utilizam o sistema, a Fundema, Secretaria de Obras, Infraestrutura, Samae, Defesa Civil, Ibplan e a comissão responsável pela revisão do Plano Diretor da cidade.

Fundema é um dos setores que já está utilizando a ferramenta para mapear os licenciamentos | Foto: Reprodução

“O objetivo é gerar estrutura para ter todas as informações do município mapeadas e, assim, podem auxiliar nas decisões e no planejamento de governo”, ressalta Camila.

Dentro do Geo360, estão disponibilizadas, por exemplo, uma foto de todo o perímetro urbano da cidade em 2022, com uma grande precisão das imagens e algo semelhante com o Street View, do Google, com 750 quilômetros de ruas da cidade mapeadas.

“A cada três metros, temos seis fotos geradas em alta definição. Conseguimos compartilhar as informações entre todos os setores. Cada setor cria a sua camada de informação e pode pegar a dos outros para sobrepor”.

Acesso público

Parte das informações disponíveis no Geo360 serão disponibilizadas para acesso à população a partir do segundo semestre deste ano.

Camila destaca que a ideia é criar um portal na internet com as informações necessárias para que seja possível fazer uma consulta prévia de uso e ocupação do solo diretamente pelo sistema, de forma on-line, sem precisar fazer a solicitação na prefeitura, como acontece atualmente.

Outro projeto possível com o Geo360, é o observatório urbano de valores, que está em andamento. Com todas as informações disponíveis na ferramenta, é possível chegar ao valor do metro quadrado em cada rua de Brusque. 

“Este é um trabalho que estamos fazendo em conjunto com as imobiliárias, arquitetos e engenheiros da cidade, considerando todas as peculiaridades de mercado para cada logradouro. Futuramente, queremos disponibilizar essas informações também em um portal para que seja possível acompanhar a evolução do mercado imobiliário na cidade”.

Camila ressalta que todo esse trabalho de georreferenciamento em Brusque teve início em 2018, e passou por várias etapas até chegar a fase atual, com a implementação da ferramenta e integração dos setores.

“A ideia é que esse sistema seja uma referência em dados no município”.


– Assista agora:
Keli Rosa: conheça a professora que dá aulas há quase 30 anos na educação infantil de Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo