A chegada da Geração Z ao mundo corporativo trouxe questionamentos e desafios. Com um perfil comportamental diferente, há quem se pergunte: afinal, o que a Geração Z procura no mercado de trabalho?

De fato, ainda não existe uma resposta única para essa questão, mas padrões de atitudes já podem ser vistos. Especialistas afirmam que a abertura para o diálogo e o entendimento comportamental dessa geração é essencial para que todo o mercado de trabalho saia ganhando.

A seguir, entenda como é a relação da Geração Z com o mercado de trabalho e descubra o que os jovens de hoje procuram nas empresas.

Quem faz parte da Geração Z?

Antes de mais nada, é importante entender quem faz parte da Geração Z. São as pessoas que nasceram a partir de 1995 até 2010 e, atualmente, correspondem ao maior grupo populacional do mundo, de acordo com dados da ONU.

Assim, enquanto muitos nascidos no século passado já deram seus primeiros passos no mercado de trabalho, existe uma grande fatia da geração que está começando a trabalhar somente agora.

Nessa geração, encontramos profissionais multitarefas, rápidos, conectados e que veem possibilidades mundiais ao se abrirem para outras linguagens, o que explica a busca por fazer um cv em inglês cada vez mais frequente.

As buscas dos jovens no mundo corporativo

Para as gerações anteriores, a Geração Z é vista, por vezes, como imatura e despreparada. Entretanto, essa foi uma faixa populacional que passou por grandes eventos: do 11 de setembro, a crises sociais e econômicas.

É justamente por isso que a Geração Z costuma ser entendida como mais pragmática e menos idealista. Na verdade, o idealismo das outras gerações está focado nesta no mercado de trabalho.

Na prática, a Geração Z costuma buscar por empresas em que sintam que existe um propósito muito claro, onde o trabalho é uma ferramenta que proporciona um impacto maior.

Além disso, este grupo de pessoas também entende o trabalho como uma parte de suas vidas – não o todo. Isso faz com que exista uma expectativa mais alta em relação ao que uma empresa deve oferecer para cativar o profissional.

Por fim, por serem mais ágeis e conectados, costumam ser movidos por novos desafios. Um ambiente dinâmico, em que há novas propostas com alguma frequência, costuma ser ideal para esses jovens.

Características da Geração Z no mercado de trabalho

Toda geração possui aspectos positivos e negativos, e não seria diferente com a Geração Z.

Enquanto muitos percebem características como “defeitos”, é possível aproveitar o padrão de comportamento da “Gen Z” a favor dos negócios. Entenda!

1. Curva de aprendizagem de sistemas tecnológicos mais curta

Lembre-se que essa é a geração que nasceu em uma era onde a internet já existia. No Brasil, a internet comercial começou em 1995, o que fez com que, para essas crianças, o acesso à informação fosse bem mais simples e prático.

Por conta disso, a Geração Z no mercado de trabalho consegue compreender sistemas tecnológicos com muita facilidade, o que aumenta a produtividade.

2. Imediatistas e multitarefas

Fazer somente uma coisa por vez não costuma ser algo comum para esse grupo de pessoas.

A Geração Z é imediatista. Sabe que é possível conseguir diferentes coisas com rapidez. Por isso mesmo, está sempre em uma corrida contra o relógio, tornando-se excelentes em realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

3. Questionadores e detalhistas

Quando a Geração Z surgiu no mundo, muitos eventos impactantes aconteceram. Isso fez com que boa parte do grupo fosse mais cautelosa, até mesmo cética.

Por conta disso, é comum que um funcionário da Geração Z questione as ações ou tarefas passadas por um chefe. É preciso muito detalhamento para passar segurança para os profissionais.

Como trabalhar com a Geração Z?

Quem pensa que a Geração Z é muito desafiadora, especialmente no mercado de trabalho, não entende o que os jovens procuram ou mesmo as oportunidades que existem neste grupo.

Como você viu, a Geração Z é rápida, inquieta, curiosa e detalhista. Por isso, existe uma busca incessante por mudanças e novos desafios.

Para trabalhar bem com a Gen Z, é preciso proporcionar esse tipo de ambiente: dinâmico, movido a metas e a novos desafios.

Além disso, as empresas precisam estabelecer uma cultura com propósitos claros. Pessoas deste grupo não sentem medo de buscar novos empregos, sendo que um propósito positivo muitas vezes é capaz de reter os talentos.

Faço parte da Geração Z

Se você faz parte da Geração Z, talvez tenha dado seus primeiros passos ou já esteja atuando há algum tempo no mercado de trabalho. E algumas dicas podem ser úteis para você!

Para começar, enquanto ser multitarefa é algo positivo, pode ser que você sofra com baixa concentração. Procurar auxílios em meditações e reduzir os estímulos tecnológicos pode ser interessante.

Ser imediatista pode te ajudar a aprender coisas com mais rapidez, mas tente lidar com esse sentimento para não se frustrar caso você não alcance o crescimento desejado em poucos meses. O mundo corporativo tem suas burocracias.

Por fim, tenha paciência com os processos de uma empresa. Mesmo companhias com perfil mais jovem pode ter processos longos e demorados, além de uma ordem hierárquica que deve ser respeitada.

O diálogo é o caminho

Não há como negar: a Geração Z é única! Mas essa geração, tão rica e cheia de características positivas, precisa lidar com um mercado de trabalho que conta com pessoas de outras gerações.

Nesse sentido, o diálogo é o melhor caminho. Tanto os jovens quanto os mais velhos precisam estar abertos à conversas, para que ambos possam aprender.

Enquanto gerações anteriores compartilham suas experiências, a Geração Z pode trazer um toque de dinamismo e rapidez para processos engessados.

Assim, com mentalidade aberta e disposição, todos os profissionais tendem a ganhar – independentemente da idade!