Golpistas se passam por delegado para tentar enganar empresários em Blumenau
Ao menos três estabelecimentos foram contatados pelos criminosos
Ao menos três empresários, donos de estabelecimentos comerciais, foram alvos de uma tentativa de estelionato nesta semana em Blumenau. Golpistas entraram em contato pelo aplicativo de mensagens WhatsApp se passando por um delegado da cidade, cobrando propina para não realizar uma ação policial nos locais.
As tentativas falhas foram descobertas na quarta-feira, 2, pelo delegado Ronnie Esteves, responsável pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Blumenau e por quem os criminosos estavam se passando. Os comerciantes estranharam as mensagens que receberam e um contato com o brasão da Polícia Civil e nome de Ronnie, e deram um jeito de acionar o próprio delegado.
Nas mensagens os golpistas afirmavam que após receber denúncias de irregularidades nos estabelecimentos, estavam prontos para realizar ações policiais nos locais. Ameaçavam dizendo que a situação poderia causar “dúvida” aos clientes sobre os comércios e que poderia “pegar mal”.
Diante disso, os criminosos então pediam dinheiro para evitar que as ações policiais fossem feitas e causassem constrangimento aos empresários.
De acordo com o delegado Ronnie Esteves, como todos os empresários entraram em contato com ele, nenhum foi lesado. Eles também não registraram boletins de ocorrência. Mesmo assim, como o nome do delegado foi utilizado pelos criminosos, o caso está sendo averiguado.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube