X
X

Buscar

Governador Moisés irá autorizar distribuição gratuita de absorventes em escolas de SC

“Pobreza menstrual” Antes mesmo de ir adiante projeto no Legislativo, em tramitação desde 2019 e de autoria da deputada Ada de Lucca (MDB), o governador Carlos Moisés determinou a elaboração de um decreto autorizativo para distribuição de absorventes a adolescentes nas escolas públicas do Estado. Já está um pouco atrasado. Doze estados e o Distrito […]

“Pobreza menstrual”
Antes mesmo de ir adiante projeto no Legislativo, em tramitação desde 2019 e de autoria da deputada Ada de Lucca (MDB), o governador Carlos Moisés determinou a elaboração de um decreto autorizativo para distribuição de absorventes a adolescentes nas escolas públicas do Estado. Já está um pouco atrasado. Doze estados e o Distrito Federal já criaram este ano políticas voltadas para a distribuição daquele item de higiene pessoal.

Quem fez
Esse espaço assina embaixo a manifestação do papa da publicidade catarinense, Roberto Costa. Sugere que os vereadores de Florianópolis que tem fixação por homenagear Marielle Franco, que passem a lembrar a memória das mulheres catarinenses que fizeram alguma coisa por nós, como Antonieta de Barros, Olga Brasil, Anita Garibaldi, Zilda Arns e Uda Gonzaga, a memorável “mãe” da Escola de Samba Copa Lord.

Absurdo
A Associação Catarinense do Ministério Público não ficou calada e emitiu contundente nota sobre a espantosa Proposta de Emenda à Constituição, que seria votada quinta-feira na Câmara dos Deputados, mas foi adiada. A infame peça quer permitir que na composição do Conselho Nacional do Ministério Público haja participação de agentes externos, indicados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Marejar
Um leitor mandou para cá um elogio à lei municipal de Itapema, proibindo caixas de som na praia que, impunemente, com raríssimas exceções, obrigam todos a ouvir o lixo do lixo da música brasileira. É que está ficando difícil na cidade ouvir o gostoso barulho do mar.

Transporte
A máfia do transporte intermunicipal de passageiros em SC está muito preocupada. Depois de décadas foi finalmente assinado um acordo definindo as bases para os processos licitatórios de concessão do serviço que garantam o atendimento de forma mais segura, eficiente e adequada aos usuários. O edital de concorrência deve ficar pronto em fevereiro de 2022.

Tristeza
Causou comoção em São Joaquim o falecimento, sexta-feira, do seu ex-prefeito, Rogério Tarzan Antunes da Silva, o criador da Festa Nacional da Maçã. Tinha imensa paixão pela sua terra e pelo filho e seu sucessor político, Sandro Tarzan, deputado estadual por dois mandatos e que morreu precocemente em 2017. Um outro motivo da imensa tristeza recente foi a vandalização do túmulo de Sandro, em São Joaquim.

AME
O requerimento de urgência solicitado pelo líder do MDB na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões Jr., para o projeto de lei 5253/2020, de autoria do deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC), que prevê a inclusão do Zolgensma no SUS, já tem o apoio de 354 parlamentares de nove partidos, o suficiente para ser levado ao plenário. O medicamento, o mais caro do mundo (R$ 12 milhões) é o mais eficaz no tratamento da atrofia muscular especial (AME), uma doença degenerativa.

Pai da percussão
Catarinense de Itaiópolis, 80 anos completados em agosto, agora morando em Curitiba após décadas nos Estados Unidos, o músico Airto Moreira, que por mais de 20 anos foi considerado o melhor percussionista do mundo pela revista “DowBeat”, a bíblia do jazz, lançou ontem pelas plataformas o álbum “Eu canto assim”, em que canta clássicos da MPB de décadas passadas. É um retorno ao início da carreira, quando só cantava. A lamentar que apesar de sua fama mundial, continua um ilustre desconhecido em sua terra natal. Quem lembra de um show dele por aqui?

Inegociável
Um levantamento do portal Poder360 constatou que a busca de Lula por apoio para disputar o Palácio do Planalto em 2022 encontra acolhimento em líderes históricos do MDB, mas também há resistência em alguns dos diretórios mais importantes do partido. Cinco não topam nem negociar essa aliança: SC, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Samba
Só as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Maceió confirmaram até agora a realização do Carnaval 2022, sem distanciamento social. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, estabeleceu que tudo decorrerá da situação da covid-19 na cidade em fevereiro. Mas tem quase certeza de uma medida: se bancar, vai exigir passaporte sanitário.