X
X

Buscar

Governo cancela contrato com empresa responsável pela obra do Centro de Inovação de Brusque

Espaço era para ser inaugurado em junho de 2018

Após uma vistoria, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) decidiu fazer o destrato do contrato com a empresa responsável pela obra do Centro de Inovação Tecnológico de Brusque.

O espaço, que era para ter sido inaugurado em 2018, ainda não teve sua estrutura concluída e, desta forma, deve ser um dos últimos a ser entregue pelo governo do estado. A previsão inicial era de que o Centro de Inovação de Brusque seria o terceiro inaugurado em Santa Catarina.

O presidente do comitê de implantação do Centro de Inovação, Günther Lother Pertschy, explica que os técnicos do governo do estado estiveram no local no início da semana passada para realizar a vistoria da obra.

“Eles fizeram todo o levantamento da obra e decidiram pelo destrato. A obra não avançava. A atual construtora não vai finalizar os trabalhos”.

Agora, Pertschy destaca que será preciso aguardar os próximos passos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, já que será preciso seguir um novo trâmite para contratação de uma outra empresa para finalizar a obra.

De acordo com ele, a obra nunca teve problema de recursos por parte do governo do estado, mas de logística da empreiteira.

“Sabemos que o governo paga conforme a quantidade construída, fazem medições e liberam o dinheiro conforme o cronograma. A empresa tem que ter capital de giro para fazer antes e receber depois. Se não faz, o estado não paga e aí é que tivemos problemas”.

O presidente do comitê de implantação afirma que falta muito pouco para a obra ser concluída. “Eles [SDE] querem entregar ainda neste primeiro semestre, mas já foram tantos prazos que a gente fica até desanimado em dar uma previsão”.

Ainda segundo ele, deve ser agendada uma reunião com o recém-empossado secretário de estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, e o prefeito Ari Vequi para discutir o assunto e pedir celeridade na conclusão da obra.

O Município contatou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, para obter comentários a respeito da obra, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.