Governo de Santa Catarina esclarece que mantém alíquota do IPVA em 2022; entenda
Ex-governador Raimundo Colombo se manifestou nas redes sociais criticando atual administração
Ex-governador Raimundo Colombo se manifestou nas redes sociais criticando atual administração
Circulam pelas redes sociais informações de que o governo de Santa Catarina teria aumentado o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2022 em 27%. Nesta quarta-feira, 19, o governo se manifestou sobre o assunto.
O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) se manifestou sofre o assunto em uma postagem no Facebook. “Aqui além de alta na energia, na gasolina, no gás de cozinha, os catarinenses recebem agora um aumento de até 27% no IPVA”.
Em resposta às informações que circulam pela internet, o governo do estado afirma que a alíquota do imposto no estado continua a mesma: varia entre 1% e 2% do preço de mercado do veículo.
O IPVA é um percentual sobre o preço de mercado, apontado pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Esse percentual, chamado alíquota, varia a critério de cada estado.
Em Santa Catarina, aplicam-se umas das alíquotas mais baixas do país, de 2% para veículos de passeio, utilitários e motor-home, 1% para motos, triciclos, transporte de carga ou passageiros e destinados à locação.
Nos estados vizinhos, Rio Grande do Sul e Paraná, os percentuais a incidir sobre carros de passeio são de 3% e 3,5%, respectivamente. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, 4%.
Em nota, o governo do estado esclareceu que as alíquotas não aumentaram e afirma que a variação no valor de IPVA a ser pago este ano, em relação ao exercício anterior, se deve à valorização dos carros, medida pela Fipe, que ficou, em média, em 23% em 2021.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: