Governo deve dizer quanto ADRs custaram ao contribuinte durante os anos que permaneceram ativas
Faltou dizer No ato em que assinou, anteontem, o decreto que desativa as restantes 20 sobreviventes Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), o governador Carlos Moisés ainda não tinha algo muito importante a dizer: quanto o delírio do falecido governador Luiz Henrique da Silveira – cuja ideia era boa, mas foi desvirtuada logo em seguida – […]
Faltou dizer
No ato em que assinou, anteontem, o decreto que desativa as restantes 20 sobreviventes Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), o governador Carlos Moisés ainda não tinha algo muito importante a dizer: quanto o delírio do falecido governador Luiz Henrique da Silveira – cuja ideia era boa, mas foi desvirtuada logo em seguida – custou ao contribuinte catarinense em todos estes anos.
Farda
Ouve-se nas rodas mais instruídas que não importa, no governo federal ou estadual, se há militares em postos importantes. As pessoas estão tão fartas de desmandos e que o que mais lhes interessa é que façam um bom serviço, na certeza de que militantes não raro se aproveitam do Estado. Disso não faltam lembranças recentes.
Gabinete “24”
O Senado, em manifestação explícita de preconceito, extinguiu o número 24 na identificação exposta nas portas dos gabinetes dos senadores. O último a ocupá-lo foi o senador Dario Berger que, ao assumir, no início de 2015, pediu a mudança da numeração, que passou a ser 26.
Veja também:
Saiba quando começam as aulas das escolas, creches e universidades da região de Brusque
Brusquense faz sucesso como guia turística e celebrante de casamentos na Costa Amalfitana, na Itália
Por que é difícil evitar alta rotatividade de médicos na saúde pública da região
Personagem
Um detalhe no currículo de Luiz Antônio Bonat, que deverá ser o substituto do juiz e agora ministro Sérgio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelo julgamento dos processos da Lava Jato: em 2003, ele foi responsável pela primeira condenação criminal de uma pessoa jurídica no Brasil. Foi em um caso de danos ambientais à margem do rio Urussanga, quando atuava em Criciúma.
Bandeira esportiva
Eleito pelo MDB com 44.356 votos, 36 anos, formado em educação física e com base eleitoral na região de Joinville, Fernando Krelling se apresenta como o primeiro deputado estadual eleito com a bandeira esportiva. Acredita no esporte como uma ferramenta de transformação na vida de jovens e adultos. Corretíssimo.
Por cima
Ainda se ouve dizer que SC é o zero da 101 (a estrada federal), do pouco que vale como destino de muita coisa importante e que acaba passando por cima, em direção ao Rio Grande do Sul ou Paraná. O exemplo desta semana: o famoso grupo musical internacional Los Hermanos divulgou ontem mais três shows na turnê de retorno aos palcos que anunciaram em no início de dezembro. Além das nove apresentações que já fariam, a banda passará ainda por Vitória (30 de abril) e Porto Alegre (11 e 12 de maio). O show em Curitiba será dia 10 de maio, na Pedreira Paulo Leminski.
Armas
Lido, alhures, sem tirar nem pôr: Que atire a primeira pedra quem não tenha pensado uma única vez, pelo menos, se portasse uma arma, em atirar em um desafeto por qualquer entrevero, mesmo envolvendo uma simples discussão?
Refúgio
Vinte dos 250 médicos cubanos que trabalhavam em SC até o final do ano passado decidiram ficar por aqui e entrar com pedido de refúgio. Em todo Brasil estima-se que 1.900 dos 8.517 ficaram e destes 400 sem avisar o governo da ilha comunista.
Veja também:
Há mais de 20 anos em Brusque, Oficinas de Oração e Vida ajudam fiéis a se conectarem com Deus
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Incêndio destrói casa no bairro Velha Grande, em Blumenau
Clima
Um relatório da Defesa Civil de SC mostra que a temperatura da água do mar na costa catarinense tem variado entre 27 e 30 graus centigrados. Nada demais se não fossem dois graus acima da média dos últimos 30 anos. Condição para noites mais abafadas e causa para mais umidade na região litorânea, contribuindo muito para os torós deste verão senegalês.
Judicialização
Uma das últimas contas resultantes de ações judiciais para obrigar o estado a fornecer medicamentos ou tratamento de saúde não previstos ou cobertos pelo SUS passava de R$ 200 milhões. A Secretaria da Saúde procurou o Judiciário, semana passada, para “abrir uma linha de conversa”. Afora decisões questionáveis e monocráticas de alguns juízes, o TJ-SC tenta fazer sua parte na delicada questão, com a criação de um núcleo técnico especial para dar suporte aos magistrados em suas decisões sobre ações do gênero.
Mais amada
A Cooperativa Central Aurora Alimentos alcançou neste ano o 13º lugar entre as empresas com melhor clima organizacional do Brasil. É a única cooperativa e empresa do segmento de carnes entre as 50 mais amadas do país. O ranking é do site e plataforma de carreiras Love Mondays. Quase a totalidade (mais de 97%) dos colaboradores recomenda a empresa para amigos.