Governo do estado anuncia oito leitos de UTI neonatal para o Hospital Azambuja
Hospital também receberá dois leitos de UTI pediátrica
O governador Carlos Moisés anunciou nesta segunda-feira, 30, a abertura de 68 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica em até 90 dias.
Dez hospitais serão beneficiados, entre eles o Hospital Azambuja, de Brusque, que de acordo com o governo, vai receber oito leitos de UTI neonatal e mais dois leitos de UTI pediátrica.
Além do Hospital Azambuja, receberão a nova estrutura hospitais de Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio do Sul, Araranguá, Criciúma, São José e Tubarão.
Segundo o Governador Carlos Moisés, a abertura de novos leitos é algo complexo. “Não é qualquer hospital que pode ter leito de UTI, precisa estar habilitado pelo Ministério da Saúde. Além disso, a maior dificuldade hoje está na contratação de profissionais para colocar em funcionamento leitos de UTI, como intensivistas, pediatras, por exemplo. Nós estamos pactuando com vários hospitais habilitados e vamos ampliar essa oferta nos próximos dia”, explica.
Os dados do painel da transparência deste domingo, 29, consta que o Estado está com 294 leitos de UTI neonatal e mais 89 pediátricos ativos, distribuídos nas sete macrorregiões. A abertura dos novos leitos significa um incremento de 13% nos leitos de UTI neonatal e 33,7% nos leitos pediátricos.