Governo do estado prevê data para retorno do transporte público
Reunião realizada neste sábado, 30, também abordou volta às aulas
Reunião realizada neste sábado, 30, também abordou volta às aulas
Em reunião online realizada neste sábado, 30, entre o governo de Santa Catarina e chefes do Executivo dos 15 maiores municípios catarinenses, o secretário da Casa Civil, Amândio João da Silva Júnior, fez uma previsão de que o retorno do transporte municipal nas cidades catarinenses possa ser reativado a partir de 8 de junho, enquanto as aulas nas escolas devem permanecer paralisadas até 2 de agosto.
A expectativa dos prefeitos é de que um novo decreto seja publicado na segunda-feira, 1º, ou pelo menos até a segunda-feira seguinte. No entanto, a decisão pela reabertura do transporte coletivo dependeria de cada município, seguindo regras estaduais. Vale ressaltar que as datas informadas feitas na reunião deste sábado são apenas previsões iniciais.
Para o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, a reunião foi importante para trazer tranquilidade para a população do município. “Vamos aguardar o novo decreto, na próxima semana, para avaliarmos as novas medidas. De certeza, sabemos sobre o transporte coletivo, que será liberado”, ressalta Paegle.
O vice-prefeito, Ari Vequi, afirma foi ampliado o diálogo entre o Governo do Estado e os prefeitos. “Há uma construção coletiva para descentralizar os processos. Avançamos, mas vamos aguardar o decreto para saber qual função o município de Brusque vai ter nesse processo. O governo estadual está mais aberto a negociação”, afirma. A expectativa do município é de que o próximo decreto inclua a possibilidade de reabertura do transporte coletivo.
De Brusque, também estiveram presentes no gabinete durante a reunião, o secretário de Saúde Humberto Fornari, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda Ademir José Jorge, o diretor geral da secretaria de Governo e Gestão Estratégica André Vechi e o diretor geral de Governo, Dirceu Marchiori.