X
X

Buscar

Governo do estado prevê data para retorno do transporte público

Reunião realizada neste sábado, 30, também abordou volta às aulas

Em reunião online realizada neste sábado, 30, entre o governo de Santa Catarina e chefes do Executivo dos 15 maiores municípios catarinenses, o secretário da Casa Civil, Amândio João da Silva Júnior, fez uma previsão de que o retorno do transporte municipal nas cidades catarinenses possa ser reativado a partir de 8 de junho, enquanto as aulas nas escolas devem permanecer paralisadas até 2 de agosto.

A expectativa dos prefeitos é de que um novo decreto seja publicado na segunda-feira, 1º, ou pelo menos até a segunda-feira seguinte. No entanto, a decisão pela reabertura do transporte coletivo dependeria de cada município, seguindo regras estaduais. Vale ressaltar que as datas informadas feitas na reunião deste sábado são apenas previsões iniciais.

Para o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, a reunião foi importante para trazer tranquilidade para a população do município. “Vamos aguardar o novo decreto, na próxima semana, para avaliarmos as novas medidas. De certeza, sabemos sobre o transporte coletivo, que será liberado”, ressalta Paegle.

O vice-prefeito, Ari Vequi, afirma foi ampliado o diálogo entre o Governo do Estado e os prefeitos. “Há uma construção coletiva para descentralizar os processos. Avançamos, mas vamos aguardar o decreto para saber qual função o município de Brusque vai ter nesse processo. O governo estadual está mais aberto a negociação”, afirma. A expectativa do município é de que o próximo decreto inclua a possibilidade de reabertura do transporte coletivo.

De Brusque, também estiveram presentes no gabinete durante a reunião, o secretário de Saúde Humberto Fornari, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda Ademir José Jorge, o diretor geral da secretaria de Governo e Gestão Estratégica André Vechi e o diretor geral de Governo, Dirceu Marchiori.