Governo do estado fará fiscalização em barragens
O governo do estado de Santa Catarina realiza a fiscalização de barragens no território catarinense. A ação faz parte da política do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de identificação de possíveis riscos no estado. Nesta nova fase, que inicia em março, as ações preventivas se intensificam com a atualização de informações […]
O governo do estado de Santa Catarina realiza a fiscalização de barragens no território catarinense.
A ação faz parte da política do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de identificação de possíveis riscos no estado.
Nesta nova fase, que inicia em março, as ações preventivas se intensificam com a atualização de informações sobre estas estruturas. As visitas às barragens serão realizadas pelos coordenadores regionais, que farão a coleta de dados.
Dentre os pontos analisados estão a identificação da existência do Plano de Ação de Emergência (Pae). Também será verificada a preparação das comunidades para as execuções.
Está prevista a visita técnica em cerca de 136 estruturas, mas o diretor de Monitoramento Gestão e Desastres, Sandro Nunes, não descarta a possibilidade da existência de barragens não identificadas pela Agência Nacional das Águas (Ana): “O último relatório da Ana foi realizado em 2017 e as informações são fundamentais para o planejamento das ações dos municípios e da população catarinense”, afirma.