X
X

Buscar

Governo do estado aguarda financiamento com BNDES para reforma da escola João Boos

ADR de Blumenau espera que as obras comecem no início de 2019

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Blumenau espera licitar a obra de reforma e ampliação da Escola de Educação Básica João Boos, de Guabiruba, ainda neste ano.

O projeto arquitetônico da obra foi concluído em fevereiro, porém, de acordo com o gerente de Administração e Finanças da ADR de Blumenau, Paulo Roberto Mellão Filho, é preciso aguardar a renovação do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o programa Pacto por Santa Catarina.

Veja também:
Museus de Brusque não têm plano de segurança para situações de emergência

Confira o que abre e fecha no feriado de Independência do Brasil

Morte de Chico Wehmuth: TJ-SC mantém julgamento de acusada em Brusque

Isso acontece porque o projeto de reforma da escola guabirubense foi incluído dentro deste programa, que será o financiador da obra, orçada em R$ 3 milhões. “O governo está tentando negociar para renovar o acordo com o BNDES para o Pacto por Santa Catarina e o João Boos está dentro deste pacto”, diz.

Mellão Filho acredita que há uma grande chance do programa ser renovado. Assim que a renovação for confirmada, ele afirma que a ADR terá autorização para lançar a licitação da obra. “Como é período eleitoral, vai atrasar mais um pouquinho, mas acredito que poderemos licitar ainda neste ano, quem sabe até assinar o contrato e deixar tudo preparado para começar a obra já no início de 2019”.

Anteriormente, a ADR chegou a cogitar reduzir o tamanho do projeto para viabilizar a execução de pelo menos uma parte das necessárias reformas da escola. Uma solução levantada era fazer uma reforma menor, orçada em R$ 1 milhão, para resolver os principais problemas estruturais da escola.

Mellão Filho, entretanto, diz que este plano só entraria em prática caso o governo tivesse que usar recurso próprio para fazer a obra. Como o projeto da escola foi incluído no Pacto por Santa Catarina, esta hipótese já foi descartada.

Veja também:
Por que MEIs de Brusque estão contestando a cobrança de taxas pela prefeitura

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

O que muda na coleta de lixo de Blumenau com troca da empresa responsável

Cobrança dos vereadores
Na sessão da Câmara de Guabiruba da semana passada, os vereadores aprovaram requerimento de autoria do vereador Paulo Ricardo Gums para o envio de ofício à ADR de Blumenau, solicitando informações sobre o cronograma de obras da reforma da escola.

O assunto João Boos é recorrente nas sessões de Guabiruba. Em praticamente toda reunião algum vereador cobra explicações sobre a demora para o início da reforma na instituição.

A obra
Além da reforma completa de todos os blocos e do ginásio, está prevista a construção de nove salas de aula novas, banheiros e refeitório, além da melhoria das condições de acessibilidade da escola.