Governo federal libera recursos para a retomada de obras
Praça do Azambuja e Unidade Básica de Saúde do Zantão são duas das três obras que serão retomadas
Praça do Azambuja e Unidade Básica de Saúde do Zantão são duas das três obras que serão retomadas
Cerca de R$ 611 mil devem garantir a retomada de três obras em Brusque nos próximos dias. O valor foi repassado à prefeitura pelo governo federal no início do mês. As Unidades Básicas de Saúde dos bairros Zantão e São Pedro e a praça do bairro Azambuja estavam paralisadas devido à falta de recursos.
Outro investimento – repassado pelo governo do estado por meio do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) – também garantido pela administração municipal é para a pavimentação da rua Nova Trento e para a construção das calçadas da rua Azambuja. As duas obras correspondem ao valor de aproximadamente R$ 750 mil. A parcela é a segunda das três exigidas para a conclusão.
Segundo o novo diretor do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Rúbio Silva Steingraber, todas as obras que tiveram os recursos liberados devem ser retomadas em 15 dias. Confira abaixo o valor de cada recurso liberado e o andamento dos trabalhos.
• Recursos liberados pelo governo federal
Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Pedro
As obras da USB São Pedro estavam paralisadas devido à falta de recursos do governo federal. Até agora, a estrutura principal está finalizada. A segunda parcela, liberada no início do mês, será destinada à construção ao piso, à continuação da parte de alvenaria e às instalações elétricas e hidráulicas.
A Unidade Básica de Saúde, localizada na rua Catarina Visconti Imhof, deverá atender quatro mil moradores da localidade. Atualmente, os usuários recebem atendimento em uma sala alugada pela prefeitura na rua Gustavo Imhof.
A obra é executada pela WDF Serviços e terá consultórios, salas de curativo, triagem, nebulização, vacina, farmácia, reuniões e área administrativa, além de recepção e banheiros adaptados.
Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Zantão
Também paralisada em decorrência da falta de recursos, a obra da UBS do Zantão está com a parte estrutural e com o telhado prontos. Assim como a do São Pedro, a segunda parcela também será destinada à construção do piso, à continuação da parte de alvenaria e às instalações elétricas e hidráulicas.
Os moradores do Zantão são atendidos atualmente na UBS Santa Luzia. A nova UBS terá consultórios médicos, de enfermagem e odontológico, salas de procedimentos, esterilização, vacina, observação, reuniões e de agentes comunitários. Também contará com cozinha, lavação, almoxarifado e farmácia.
Praça do bairro Azambuja
A limpeza do terreno e do ribeirão e o início da instalação dos meios-fios foram as etapas já realizadas da construção da praça do bairro Azambuja. Iniciada em agosto, a obra terá 50% do total concluído com a primeira parcela dos recursos do governo federal.
O projeto contempla quadra de areia, espaço para playground, bicicletário, estacionamento, decks e pergolados de madeira, calçada com paver para caminhadas, gramado arborizado, bancos, wi-fi gratuito e uma ponte para travessia do ribeirão.
A primeira praça do bairro Azambuja está localizada na esquina das ruas Azambuja e Pedro Cardeal e tem mais de 1.240 m². A obra é de responsabilidade da empresa Junkes Empreendimentos Imobiliários, de Blumenau.
Recurso liberado pelo governo do estado
Pavimentação da rua Nova Trento e calçadas da rua Azambuja
A obra de pavimentação na rua Nova Trento prevê implantação de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, construção de calçadas com acessibilidade e implantação de sinalização horizontal e vertical ao longo dos dois quilômetros da via. O serviço também inclui a construção de uma rotatória na saída para a rua Primeiro de Maio.
As calçadas da rua Azambuja, por outro lado, incluem a implantação de piso podotátil em toda extensão e a mesma largura dos passeios já existentes. Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu contatar a Secretaria de Obras para informar o andamento das duas obras.