Governo planeja intervenções no Nova Brasília “com ou sem autorização” da Caixa
Chefe de gabinete Ciro Roza afirma que governo pretende estancar problemas de alagamentos no bairro
Chefe de gabinete Ciro Roza afirma que governo pretende estancar problemas de alagamentos no bairro
O governo municipal planeja realizar, já nos próximos dias, intervenções no sistema de drenagem do bairro Nova Brasília, o principal afetado pela enxurrada da última semana. Segundo o chefe de gabinete, o ex-prefeito Ciro Roza, as intervenções iniciarão “com ou sem autorização” da Caixa Econômica Federal, financiadora do PAC Macrodrenagem.
Roza afirma que, na sua gestão, havia um projeto de drenagem baseado em microbacias, que foi deixado de lado pelo governo que o sucedeu, de Paulo Eccel. “Fizeram outros e acabaram, mesmo com recurso federal, fazendo investimento que pouco ou nada contribuiu para solucionar”, disse.
Ele lembrou o fato de que as obras de drenagem na Nova Brasília ficaram incompletas, o que acabou por não resolver os problemas de enxurrada no bairro. Ciro Roza diz que para terminar as obras no local há uma “burocracia pesada” que precisa ser vencida, sendo necessária a autorização da Caixa para início das obras.
Segundo o chefe de gabinete, representantes da empresa que venceu a licitação para realizar as obras de macrodrenagem no bairro estiveram em Brusque na semana que passou, a pedido da prefeitura, com objetivo de fazer um levantamento do que é preciso para terminar a execução dos serviços.
Roza afirmou que também se reuniu com técnicos da Caixa para saber o que é preciso para levar as máquinas para o bairro.
“Deverá ser decidido [pela Caixa] a autorização para terminar as obras na Nova Brasília. Temos condições de fazer, o que precisa é uma autorização para que se possa agir”, afirmou Roza, o qual, no entanto, disse também que a autorização da Caixa é facultativa.
“Com autorização ou sem autorização eu pretendo colocar as máquinas, nem que seja para fazer a abertura para posteriormente colocar as galerias. Já falei com Dr. Jonas e Ari Vequi”, afirmou.
Ele diz que a atitude da prefeitura será essa porque se prevê um ano muito chuvoso, e que, se nada for feito no bairro, fatalmente mais pessoas perderão seus pertences e terão seus bens danificados pelas enxurradas.
“Não podemos correr o risco de ter esse infortúnio novamente. Temos pressa, eles decidindo ou não decidindo, temos condições de nos próximos dias resolver o problema”, afirma Roza. “Há recursos por meio do programa de aceleração [PAC]. O que houve foi uma administração morosa, muito burocrática, com poucas pessoas entendendo do assunto”.
Manifestação de moradores
Na quinta-feira, 12, moradores do bairro Nova Brasília informaram intenção de fazer uma manifestação no sábado, 14, para reivindicar a instalação de mais bocas de lobo, bueiros, galerias ou semelhantes, assim como substituições das tubulações existentes, que por serem obras antigas nas ruas afetadas não fazem o escoamento das águas pluviais, causando transtorno à população local.
No entanto, foram dissuadidos pelo governo. Na sexta-feira, 13, o prefeito Jonas Paegle e o vice-prefeito Ari Vequi se reuniram com moradores, na rua João Heil, para tratar do assunto.
Nesta reunião, prefeito e vice prometeram melhorias na situação do bairro. Os moradores disseram que vão, portanto, aguardar as promessas da prefeitura, antes de tomar qualquer medida.