Grande movimento forma aglomeração na agência da Caixa de Brusque diariamente
Banco reforça o pedido para que só se dirija até a agência quem precisa de serviços essenciais
Banco reforça o pedido para que só se dirija até a agência quem precisa de serviços essenciais
A aglomeração registrada diariamente nas proximidades da agência da Caixa Econômica Federal do Centro de Brusque tem chamado a atenção da população. Todos os dias, grandes filas se formam em frente a agência, tanto para utilizar os caixas eletrônicos, quanto para realizar outro serviço, principalmente informações sobre o auxílio emergencial do governo federal.
Apesar de a agência tomar os cuidados necessários para evitar aglomeração, limitando a entrada de clientes e orientando para que todos mantenham a distância segura enquanto aguardam na fila, nem sempre é possível garantir as condições ideais de atendimento no local.
O Município entrou em contato com a assessoria de comunicação da Caixa que, por nota, informou que algumas medidas estão sendo tomadas para reduzir a aglomeração nas agências de Brusque e de todo o país.
De acordo com o banco, teve início nesta semana o calendário escalonado de saque em espécie do auxílio emergencial nas agências, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui para os beneficiários da poupança social digital. “O escalonamento foi pensado justamente para evitar a busca massiva às agências, no momento em que se recomenda evitar aglomerações”, diz o comunicado.
Ainda assim, agências de todo o país registram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público alvo do atendimento presencial – clientes em busca de serviços essenciais como saque do seguro-desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas, etc – e público beneficiário do saque em espécie escalonado por data de nascimento.
De acordo com levantamento realizado pela Caixa, apenas uma pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco na segunda-feira, 27, tinha direito ao saque naquela data.
O banco diz ainda que o aplicativo Caixa Tem registrou milhões de acessos nos últimos dias, sendo que mais da metade é de usuários que não têm direito ao auxílio emergencial. “A Caixa recomenda que somente os brasileiros que receberam o auxílio emergencial pela poupança social digital acessem o aplicativo Caixa Tem”.
A Caixa informa ainda que para otimizar o atendimento e organização das filas, alocou 2,8 mil novos vigilantes e aumentou o número de recepcionistas para reforçar a orientação ao público e manter todos os protocolos.
A prioridade, segundo o banco, é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento do aplicativo e site e a movimentação do benefício pelo Caixa Tem. “Reforçamos o pedido para que a população só se dirija às agências e casas lotéricas em último caso”.
Quem recebeu o crédito em poupança da Caixa pode movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras. Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio receberão o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular.
Para quem busca informações sobre o cadastro, os canais para esta consulta são o aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br e a central telefônica exclusiva 111.
Devem buscar as agências somente os usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na poupança social digital e desejam fazer o saque em espécie, conforme o calendário: 4 de maio nascidos em setembro e outubro e 5 de maio nascidos em novembro e dezembro.