X
X

Buscar

Grande público acompanha o desfile do Natal Mágico de Guabiruba

Pelznickel e outros grupos desfilaram neste domingo

Já tradicional, o desfile do Natal Mágico atraiu muita gente para a rua Brusque, em Guabiruba, neste domingo, 2, à noite. As luzes, enfeites, fantasias e coreografias encantaram o público, que acompanhou atentamente os grupos.

As laterais da rua foram tomadas pelos espectadores. Na sua quinta edição, o evento já se consolidou e atrai pessoas não só de Guabiruba, mas de toda a região. O desfile atrai também muitos interessados em desfilar e, do seu jeito, levar uma mensagem natalina à população.

Dentre tantos adultos, pelznickels e papais noéis, as crianças da Escola de Educação Infantil Ida Silva Debatin, do Centro, destacavam-se. As meninas e os meninos cativavam pela beleza e pela fofura.

Os meninos estavam fantasiados de bonecos de neve, enquanto que as meninas vestiam roupas de pinheiro de natal. Eles de branco, elas de verde, conquistaram o público.
A diretora da escola, Enedina de Oliveira Waldrigues, afirma que 66 crianças desfilaram junto com os pais e mais 18 funcionárias, o que somou cerca de 100 integrantes.

Ela conta que a organização para o desfile começou em agosto. Os pais receberam bilhete informando que os filhos poderiam desfilar, mas cada um precisaria arcar com os custos da sua fantasia.

A aceitação foi muito boa e as peças foram encomendadas de uma costureira. A própria diretora, com a ajuda de outra pessoa, colocou lantejoulas e outros acessórios para dar o toque final nas fantasias para os pequenos.

Do bairro São Pedro, o grupo Worspik desfilou novamente. Participa desde a primeira edição, e muito antes disso, em 2001, já fazia ações de natal no bairro.

Há cerca de seis anos, o pelznickel foi incluído na composição do grupo. Fabiano do Nascimento, presidente do Worspik, é um “papai noel do mato” e diz que é muito bom participar do desfile.

Ele destaca que o grupo já tem dois pelznickel pequenos. São a segunda geração, que já nasce com o apego à cultural local que ainda persiste em solo guabirubense.

O Vivendo o Natal é do Lageado Baixo e também tem uma história antiga que começou com Alírio Carvalho, que há 33 anos é Papai Noel. A filha dele, Alexa Carvalho, é hoje a organizadora do grupo que reúne em torno de 30 pessoas.

“É um grupo formado por várias famílias”, explica Alexa. Ao longo do ano, eles fazem eventos para juntar dinheiro para as ações natalinas, pois além do desfile, também distribuem balas pelo Legado Baixo.

Desejos
O desfile foi aberto pela Duende Lia. A personagem entrou no meio do pessoal e passou a interagir com o público.

Lia também falou com o prefeito Matias Kohler e o vice Valmir Zirke, no palco. Ambos discursaram brevemente para o público.

“Que o Natal seja cada vez mais harmonioso”, disse o prefeito. Ele ainda destacou a parceria da comunidade, que tem acreditado no potencial do município e abraçado os projetos.

Já o vice ressaltou o papel fundamental das parcerias com as entidades e a sociedade civil organizada. “Fizemos a nossa parte. Queremos desejar a você que 2019 seja ainda melhor”, arrematou.

Tenda Natalina
A Tenda Natalina foi instalada ao lado da prefeitura, para oferecer música, oficinas e gastronomia ao público. O local também abrigou a 2ª Feirinha de Natal, que ocorreu no fim de semana.

Também foi realizado um show de fogos de artifício depois do desfile.