X
X

Buscar

Primeira brusquense que disputará um Ironman fala sobre adiamentos e treinos

Graziela Tomasi Bertolini continua preparação rumo à prova que deverá ser realizada em novembro

Depois de diversos adiamentos do Ironman, a maior competição de triatlo do Brasil, a parapsicóloga e empresária Graziela Tomasi Bertolini, 37 anos, espera, finalmente, tornar-se a primeira mulher de Brusque a disputar a prova na íntegra, com 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida. O Ironman está programado para 7 de novembro, em Florianópolis.

A competição chegou a ser transferida para agosto e novembro de 2020, e foi adiada ainda em maio de 2021. Graziela acabou fazendo diversos ciclos de treinamento. O ideal é que a duração seja de 20 semanas, mas por conta da pandemia, a brusquense precisou abreviar as sequências.

“Eu nunca parei de treinar, mas para o Ironman, são 20 semanas de preparação. Em nenhum momento pensei em parar. Estou começando, geralmente, às 5h30. Sempre tenho praticado atividades físicas, no mínimo, cinco vezes por semana.”

Graziela deverá disputar a prova junto do marido, que também pratica triatlo. As rotinas de treinos são conciliadas à agenda da família, que tem duas filhas. A semana de treino tem duas sessões de ciclismo, duas de natação e uma de corrida, além de um chamado “treino de transição”, que chega a durar seis horas de pedalada e corrida nos fins de semana.

Graziela já participou de triatlo olímpico, correu maratonas e três Iron Man 70.3 (versão reduzida da prova) antes de decidir se inscrever, em 2019, para o Iron Man completo. Para novembro, o objetivo é fazer uma prova digna. “Não tenho intenção de cumprir num determinado tempo, completar estando apta fisicamente é o objetivo.”

No domingo, 29, a brusquense correu a meia-maratona da Fibra Fisio Marathon.

Graziela competindo em Florianópolis | Foto: arquivo pessoal

História com o triatlo

A história de Graziela com o triatlo começou por acaso, sem pretensões. Aos 31 anos, ela decidiu correr para se exercitar por saúde e estética, mas foi pegando gosto. Já em julho de 2014, disputou uma prova de 5 km, e não demorou a comprar uma bicicleta. Conheceu o triatlo por meio de um amigo.

“No início de 2016 fiz minha primeira prova de triatlo, que é o sprint, uma prova mais curta, com 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida”.

Graziela conta que antes de assistir ao Ironman pela primeira vez, achava que a prova era algo de outro mundo, algo muito distante de sua realidade. Porém, ao acompanhar a prova de perto, se sentiu mais confiante, próxima das pessoas. Em 7 de novembro, a realidade deverá ser a da primeira brusquense a completar o Ironman.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube