Greve dos caminhoneiros pauta debates na Câmara de Vereadores
Apoio aos manifestantes e críticas ao governo dominaram os discursos
A greve dos caminhoneiros protagonizou os debates na sessão desta terça-feira, 29, da Câmara de Brusque.
Nos pronunciamentos, a maioria dos vereadores declarou apoio aos caminhoneiros. Também teve espaço, contudo, para comentários de cunho político-partidário.
Na sessão, que marcou o retorno do vereador Alessandro Simas (PSD) ao parlamento, no lugar de Rogério dos Santos (PSD), foi debatida uma moção de congratulações, de autoria do vereador Jean Pirola (PP), à Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam).
“Os cumprimentos decorrem do significado da paralisação em suscitar mobilização e reflexão nacional em torno do sistema de logística, abastecimento de bens e serviços”, diz a justificativa da proposta.
Pirola destacou que as propostas do governo não contemplam a população como um todo.
“O governo e a Petrobrás estão rindo da população, dando 46 centavos [de desconto] no diesel e não estão falando da gasolina”, afirmou. “ Vão embutir no preço da gasolina, do etanol, e nós brasileiros vamos ter que engolir de goela abaixo”.
Para o vereador José Zancanaro (PSB), essa crise tem origem nas decisões de diversos governos anteriores, que decidiram desmantelar o sistema ferroviário em detrimento do transporte rodoviário.
Ele deu razão aos caminhoneiros, e considerou “muito justas” as revindicações.
“Para mim não é greve, é um movimento vindo do sufoco que as pessoas estão passando”, declarou, “mas tem muitos oportunistas de ocasião que estão se aproveitando disso”.
No plano político, o vereador Claudemir Duarte, o Tuta, líder do PT, criticou sobretudo a figura do presidente Michel Temer, pela forma de condução da política de preço e exploração do petróleo.
Na sequência, sua fala foi rebatida pelo vereador Ivan Martins, do PSD.
“Tudo o que nós estamos passando é reflexo do governo do PT”, afirmou. “Foi o PT que levou o Michel Temer, estavam juntos na eleição. Não é justo nos ouvirmos o líder do PT tirar uma culpa que é deles e jogar para outras pessoas”.