X
X

Buscar

Grupo Bico Atrevido leva apresentações e shows gratuitos para escolas de Brusque

Projeto tem o objetivo de retratar historia sobre a cultura brasileira para o público dos bairros

O grupo instrumental Bico Atrevido realiza o projeto circuito musical de palestras e shows nas escolas de Brusque. As atividades iniciaram na quinta-feira, 17, e acontecerão até 11 de março. Quatro escolas serão contempladas com palestras e apresentações musicais sobre a cultura brasileira.

Os integrantes do grupo Bico Atrevido também fazem parte da Orquestra Philarmonia Brusque, que tem chamado atenção no setor de produção musical no município desde a criação em 2020.

O grupo é formado por instrumentos acústicos de sopro, cordas e piano (piano digital): com Ariane Ruaro da Silva na flauta, Germano Norberto Rieg Huber no sax tenor, Taina Schwamberg no violino, Gabriel Niebuhr na viola, Lucas Muraro no contrabaixo e Sérgio Luiz Westrupp no piano. Além deles, a cantora Tatiane Krüger Niebuhr participa das apresentações e dá voz as letras de algumas canções do repertório.

A seleção das escolas foi feita com base na localidade e na região, além da possibilidade de levar as apresentações para um maior número de pessoas. “O projeto foi organizado em palestras e shows em quatro escolas que atendem alunos do ensino médio noturno e que estão em bairros que abrangem o município de Brusque para que o público externo também possa participar”, aponta Sérgio.

Início do projeto

Em 2021, o Grupo Instrumental Bico Atrevido produziu sete vídeos com base em um repertório de música brasileira do início do século 20. As gravações foram realizadas com subsídio da Lei Aldir Blanc pelo município de Brusque. Segundo o maestro, o trabalho apresentou uma consistência musical que estimulou o grupo a propor a continuidade das atividades para uma versão presencial.

“Para esta etapa o grupo convidou a cantora Tatiane para dar voz as letras de algumas músicas novas do repertório, pois elas são crônicas do cotidiano brasileiro daquela época”, diz.

Segundo Sérgio, o projeto é contemplado pelo Prêmio Wilson Santos que dá o seu nome ao Fundo Municipal de Apoio à Cultura em 2021. “Como se trata de recurso público, dinheiro de toda a nossa sociedade, nós pensamos exatamente em propor um projeto que trouxesse uma diferença para o nosso cotidiano e que ampliasse o nosso cenário musical”.

Shows mostraram repertório do período da história do Brasil do início da República | Foto: Arquivo pessoal

Palestras e apresentações

As palestras abordarão os aspectos sociais e musicais do Brasil do início do século 20, como a organização social e cultural dos negros libertos em contraponto com a arte das elites brasileiras, bem como o surgimento dos gêneros musicais choro e samba.

Para ilustrar o enredo, os shows apresentarão um repertório do período da história do Brasil do início da República através de várias composições de Ernesto Nazareth, Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga e Zequinha de Abreu.

“Nas quintas-feiras é realizada uma palestra e nas sextas-feiras o show. Desta forma o público poderá apreciar o show com muito mais informações sobre as músicas, gêneros musicais e compositores. Também serão distribuídos programas em forma de pequenos cadernos com todos os conteúdos discutidos nas palestras”, explica o integrante do grupo.

Cronograma de apresentações

Para atender ao maior número de pessoas de diferentes bairros da cidade, o grupo escolheu a Escola de Educação Básica Santa Terezinha – cuja apresentação e show aconteceram na sexta-feira devido às fortes chuvas; Escola de Educação Básica Feliciano Pires, no Centro; Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira, no Águas Claras; e a Escola de Educação Básica Monsenhor Gregório Locks, no Dom Joaquim. Os moradores da região também poderão acompanhar o projeto de acordo com os dias e horários do cronograma.

“Este projeto pretende exatamente ampliar a difusão da música brasileira dentro de nossa cidade e principalmente dentro de um público jovem que quase não tem acesso ao que está fora das mídias, pois trabalham o dia todo e estudam no período da noite. Por se tratar de escolas, também compreendemos que o espaço escolar é o mais democrático para que todos tenham acesso a uma produção cultural diferenciada”, finaliza.

Dia Hora Escola Atividade
24/02 20h30 E.E.B. Feliciano Pires Palestra
25/02 20h30 E.E.B. Feliciano Pires Show
03/03 20h30 E.E.B. Gov. Ivo Silveira Palestra
04/03 20h30 E.E.B. Gov. Ivo Silveira Show
10/03 20h30 E.E.B. Mons. Gregório Locks Palestra
11/03 20h30 E.E.B. Mons. Gregório Locks Show

 


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube