Grupo de Brusque pesquisa tendências de moda em Milão
Equipe da AmpeBr e do Sebrae-SC conheceu o Istituto Burgo e a feira Milano Unica, referências no setor
Considerada um dos grandes pólos da moda mundial, a cidade de Milão, capital da região da Lombardia, na Itália, foi o destino nos últimos dias do grupo de empresários e estilistas que participam da primeira missão internacional de 2014, do projeto Moda Catarina. Promovida pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) em parceria com o Sebrae-SC, a viagem tem como objetivo de realizar pesquisas de moda em locais de referência internacional e promover o fortalecimento da indústria da moda de Brusque e da região.
Escola referência
O grupo de 19 pessoas desembarcou em Milão na última quarta-feira, 10. Na programação os empresários, estilistas, diretores da AmpeBr e representantes do Sebrae-SC conheceram toda a estrutura do Istituto Burgo, onde foram recepcionados pelo fundador da instituição, Fernando Burgo.
O Istituto está presente em 20 países, como Índia, Dubai, México, Canadá, Turquia, Áustria, Colômbia, entre outros, e somente na Itália possui 25 escolas em todo o país. Para o Brasil, a expectativa é de que em até dois anos possa ser implantada uma escola. “Vamos ver se Santa Catariana terá este privilégio. Apesar de não termos a mesma velocidade que os chineses, que querem implantar cem escolas do Istituto na China, por exemplo, estamos tentando, aos poucos, dar essa grande virada de moda de design em Brusque e região”, enfatiza o presidente da AmpeBr, Luiz Carlos Rosin.
Tendências internacionais
Na programação, outro importante local de pesquisa de moda visitado foi a feira internacional Milano Unica, que reúne diversas empresas têxteis de aviamentos, apresentando os melhores produtos para o Outono-Inverno de 2015/2016. “Eles trabalham com um método de classificação dos tecidos, e esse processo de negociação da feira se assemelha o que temos também na Pronegócio, o que para nós foi fantástico”, frisou Rosin.
O grupo também realizou pesquisas no quadrilátero da Moda em Milão, e em importantes e conceituadas lojas de marcas internacionais como Zara, H&M, Abercrombie & Fitch, Roberto Cavalli, Stradivarius, Dior, Moschino, Armani, Gucci, entre outras, visitando também a Galleria Vittorio Emanuele II, e a praça Duomo, cartão postal da cidade.
Na avaliação do presidente da AmpeBr, as pesquisas feitas na cidade italiana foram essenciais para todos os empresários que participam da missão. “Ficamos maravilhados com o que nos foi apresentado. Para nós, de Santa Catarina, é de extrema importância virmos até aqui buscar inovação, novas tecnologias, tecidos inteligentes, designers modernos, para oferecer aos nossos clientes”, diz Rosin.
Programação
Além do presidente da AmpeBr, participam também os diretores Pierre Grotti, Carlos Alberto Veloso e André Gabriel da Silva, acompanhados da estilista responsável pela Sala de Moda da AmpeBr, Daniela Colzani, que também auxiliou o grupo nas pesquisas em Milão.
O grupo embarcou para Londres, neste sábado, 13, onde realiza pesquisas de moda em outros importantes locais da capital britânica. A missão vai até amanhã, quando o grupo retorna ao Brasil.