Grupo ‘Café com Elas’ ajuda mulheres a lidarem com problemas relacionados à depressão, em Brusque

Encontros e oficinas de arte acontecem semanalmente, às terças e quartas-feiras

Grupo ‘Café com Elas’ ajuda mulheres a lidarem com problemas relacionados à depressão, em Brusque

Encontros e oficinas de arte acontecem semanalmente, às terças e quartas-feiras

Com o lema ‘Mulher que levanta outras mulheres’, o grupo Café com Elas realiza encontros e atividades gratuitas para trabalhar a autoestima das mulheres em Brusque e região. Há mais de dez anos, a artesã e pastora Mara Rubia Bettio é quem organiza os grupos e faz terapias e aconselhamentos.

Natural do Rio Grande do Sul, Mara conta que a iniciativa surgiu a partir de situações que ela própria enfrentou.

“Há 21 anos, eu trabalho em Centros de Recuperação, com mulheres com dependência química. A partir daí, fui vendo que essas mulheres têm problemas com ansiedade, estresse, rejeição. Eu parei de trabalhar porque fiquei grávida e tive depressão. Eu me senti muito mal e não tinha ninguém para me ajudar naquele momento”, relata.

Ela conta que a forma que começou estes grupos após desenvolver pesquisas e perceber que muitas mulheres compartilhavam dos mesmos sentimentos.

“Comecei a fazer estudos e perceber que muitas mulheres na minha rua tinham problemas parecidos com os meus. Aí, comecei a fazer esse encontro uma vez por semana na minha casa”, fala.

Mara já atendeu em igrejas, asilos e Centros de Recuperação femininos. A iniciativa foi crescendo, e quando ainda morava em Porto Alegre, foi até cidades vizinhas para organizar estes encontros. Ela fez cursos de terapia cognitiva, estudos para conhecer pessoas e entender seus sentimentos.

“Saía da minha casa e fazia o grupo de apoio com estas mulheres nestes locais, levava sempre uma mensagem sobre ansiedade, depressão, medo, e trabalhava com elas sobre as suas dificuldades”, lembra.

Há quase três anos, ela mora com a família em Brusque e faz o trabalho em casa. Mara também já organizou encontros em outras cidades próximas, como Gaspar, Guabiruba, Itajaí e Florianópolis.

“Tenho meu tempo com a família, mas atendo o tempo todo, pois existem muitas pessoas sofrendo de depressão e separações. O meu objetivo é ajudá-las. Coloco meu problema de lado e ajudo quem precisa. Este grupo me ajudou muito. Quando eu falava sobre meu problema, eu me curava, e via que o meu problema era tão pequeno comparado ao das outras mulheres”, acrescenta.

Em Brusque, às terças-feiras, acontece a oficina ‘Curando com Arteterapia’, que ensina artesanato de graça. A iniciativa é direcionada para mulheres adultas e adolescentes, e o objetivo é trazer a arte como ferramenta para lidar com depressão e problemas sociais.

Às quartas-feiras, ela atende um grupo para trabalhar a autoestima das mulheres e promove debates para lidar com ansiedade, depressão, estresse e mudança de hábitos. O encontro inclui um momento de beleza, massagem relaxante, terapia em grupo e, claro, um café com elas.

Divulgação
Encontros têm várias atividades gratuitas para as mulheres

Além disso, Mara administra 44 grupos de autoajuda via Whatsapp, para conversar com mulheres de todo o país. Ela também tem páginas páginas no Facebook relacionadas à casamento, relacionamento e outros assuntos.

“Procuro ajudar as pessoas trazendo mensagens. Sou pastora, mas nesse trabalho eu não levo nada de religiosidade. Falo bastante coisas positivas, mensagens que ajudam a pessoa a se erguer”, explica.

Para participar dos encontros em Brusque, as mulheres podem entrar diretamente no grupo de Whatsapp, entrar em contato com Mara nas páginas do Café com Elas no Facebook ou Instagram ou no telefone 47 99691 5801.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo