Grupo CCR assume concessão de mais de 220 quilômetros da BR-101 em Santa Catarina

Projeto prevê investimentos da ordem de R$ 7 bilhões ao longo de 30 anos

Grupo CCR assume concessão de mais de 220 quilômetros da BR-101 em Santa Catarina

Projeto prevê investimentos da ordem de R$ 7 bilhões ao longo de 30 anos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Infraestrutura assinaram, na manhã desta segunda-feira, 6, o contrato de concessão da BR-101 em Santa Catarina com a Concessionária Catarinense de Rodovias S.A do Grupo CCR.

O empreendimento prevê investimentos de R$ 3,4 bilhões e custos operacionais de R$ 4,0 bilhões, nos 30 anos de duração da concessão. O evento ocorreu em Jaguaruna, respeitando as medidas de proteção contra a Covid-19.

O trecho concedido tem 220,42 km de extensão, tem início em Palhoça e vai até a divisa com Rio Grande do Sul, passando pelos municípios catarinenses de Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Sangão, Içara, Criciúma, Maracajá, Araranguá, Sombrio, Santa Rosa do Sul e São João do Sul.

Divulgação

Com a assinatura da concessão, a CCR amplia para 3.955 quilômetros a malha viária sob sua administração, sendo a líder nacional da companhia na gestão de rodovias privadas no país. Esta é a primeira concessão que o Grupo CCR conquista em Santa Catarina, expandindo a sua presença na região Sul. A rodovia é a principal conexão com o estado do Rio Grande do Sul, e integra-se com o trecho já operado pela CCR ViaSul.

Mudanças previstas

De acordo com o projeto de concessão, a partir do sexto mês serão ofertados os serviços operacionais, como socorro mecânico, atendimento médico de emergência, sistema de informações e comunicação ao usuário.

Nos trabalhos iniciais (1º ano), que antecedem o início da cobrança do pedágio, serão executados serviços para o atingimento de padrões mínimos de segurança e conforto como reparos no pavimento e acostamento, adequação da sinalização, recuperação dos elementos de segurança, recuperação emergencial de pontes, viadutos e drenagem, limpeza da faixa de domínio, cadastro de todos os elementos da rodovia, entre outros.

Até o fim do período recuperação (5º ano), estão previstas intervenções como a recuperação estrutural de todos os seus elementos, bem como obras de melhorias em intercessões.

Serão implantadas faixas adicionais (98 km), implantação de vias marginais (70 km), implantação de passarelas, rotatórias, dispositivos em desnível, adequação de acessos, canalização de fluxos de tráfego e outras medidas mitigadoras referentes à segurança da rodovia, principalmente no que diz respeito aos conflitos frontais nas entradas e saídas das vias marginais.

Além disso, a geração de empregos é destaque como benefício da concessão para a população. A estimativa é de gerar mais de mil empregos diretos e cerca de 500 empregos indiretos.

A CCR ViaCosteira ainda contará com um moderno sistema de câmeras que se estendem por todo o trecho, permitindo que não haja nenhum ponto cego ao longo dos 220,4 quilômetros. Com seis bases operacionais, a concessionária também contará com equipes de resgate em UTIs Móveis, além de outros equipamentos de atendimento, como guinchos.

Leilão

O leilão da BR-101/SC sob a responsabilidade da ANTT, aconteceu em 21 de fevereiro de 2020, na sede da B3, em São Paulo. O Grupo CCR venceu o leilão ao oferecer deságio de 62% sobre o preço teto fixado pela agência reguladora. A tarifa básica de pedágio começará a ser cobrada nas quatro praças de pedágio após serem realizados os investimentos iniciais.

“Além de estarmos próximos dos 4 mil quilômetros sob concessão, um feito no país, o Grupo CCR celebra a concessão deste trecho, que tem boa sinergia com outro projeto da companhia, que é a CCR ViaSul”, afirma o presidente da CCR LAM Vias, Eduardo Camargo.

 

Segundo o diretor-geral em exercício da ANTT, Marcelo Vinaud, assinar um novo contrato de concessão diante da situação mundial é a sinalização que o trabalho do governo e das agências reguladoras está funcionando. “Hoje a ANTT entrega um contrato muito bem elaborado, vamos fazer o contrato ser executado com compromisso e de forma exitosa”, finalizou Vinaud.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, por sua vez, ressaltou o trabalho dos agentes que participam da estruturação do projeto de concessão, até a assinatura do contrato. “Chegar no dia de hoje o percurso é muito longo. São horas de estudos, projetos de engenharia, levantamento campo, entre outras etapas, até chegar aqui. As nossas concessões servem para melhorar a prestação de serviço para o usuário, para tornar o Brasil mais eficiente e com custos menores, elas salvam vidas e geram riquezas”, afirmou o ministro.

Pedágio

Foi definido para o sistema rodoviário um esquema de pedagiamento com quatro praças. São elas: P1  (km 298,5) em Laguna, P2 (km 345,5) em Tubarão, P3 (km 405,8) em Araranguá e P4 (km 458,7) em São João do Sul.

 

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