Grupo das Polivalentes encerra atividades do ano com confraternização
Atividade foi realizada no Parque Leopoldo Moritz
Na última semana o Grupo das Polivalentes encerrou as atividades do ano em uma confraternização ao ar livre no Parque Leopoldo Moritz, em Brusque.
A iniciativa reúne mulheres diagnosticadas com câncer de mama, de colo de útero e outras patologias. O objetivo é reunir as pacientes, algumas em tratamento e outras que já superaram a doença, para a troca de experiências, lazer e autoajuda.
O grupo é uma ação da Secretaria de Saúde de Brusque por meio da Clínica da Mulher. A coordenadora, enfermeira Thaisi da Cunha, comenta que o ano foi bastante produtivo, incluindo as tradicionais palestras, confraternizações e atividades multidisciplinares.
“Toda a terceira quinta-feira do mês, nos reunimos na Policlínica e, em algumas oportunidades realizamos atividades externas. Este ano, optamos em fazer o encerramento no parque, com uma grande confraternização e, também, para definir algumas ações em 2020”.
Iolanda Zucco de Souza, 73 anos, moradora do bairro Santa Rita é uma das integrantes das Polivalentes. Além de buscar apoio na iniciativa da prefeitura, ela também frequenta a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Após a fase mais intensa de tratamento, agora ela faz a manutenção, com exames e visitas periódicas ao médico. “Essas atividades nos ajudam a distrair, e evita que ficamos com a doença em nossas mentes. É muito importante participar das reuniões, pois uma mulher ajuda a outra. Eu recomendo a todas que estão passando por essa fase da vida, a se juntar a nós para superar a doença”, enfatiza Iolanda.
O primeiro encontro de 2020 será no dia 20 de fevereiro, no auditório da Policlínica. Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas no telefone (47) 3255-6800.