Grupo de Brusque leva alunos para maratona na Serra do Rio do Rastro
Grupo contou com 13 atletas
Grupo contou com 13 atletas
O Grupo do Bay, Centro de Performance e Saúde localizado no bairro Jardim Maluche, em Brusque, realizou com seus alunos a 3ª edição da Rio do Mastro Marathon. A maratona é feita na Serra do Rio do Rastro, e inclui as modalidades de corrida de estrada 12, 25, e 42 km, além de Bike 40km e a Missão dos Guardiões.
Apenas 100 atletas tiveram a oportunidade de correr 25km no sábado e 42km no domingo, conquistando o medalhão 67km.
O Grupo do Bay contou com 11 atletas na modalidade 25km, uma atleta na maratona de 42km e uma atleta na Missão dos Guardiões, de 67km.
“Em meados de setembro do ano passado, iniciamos a parte de treinamento dos alunos para esta prova. Foi uma preparação específica para quem fez os 25km, para quem fez os 42km e para o desafio de 67km. Eles estavam em uma sequência que envolvia muitos treinos longos, subidas de morros, além do fator psicológico. A Rio do Rastro Marathon é uma das provas mais desafiadoras do Brasil. É considerada a maratona de estrada mais difícil do país pelo nível de altimetria. Ela tem um ganho altimétrico de mais de 2.400 metros e a prova de 25km segue a mesma linha. Todo lado técnico da prova com o ganho altimétrico, é recompensado pela beleza do local, que é a Serra do Rio do Rastro”, ressalta o educador físico, Felipe Guilherme Ristow.
O também treinador José Armando Vasquez Soto, o Bay, acompanhou os alunos na prova e também se desafiou nos 25 km.
“É uma prova linda pelo aspecto visual, intensa, mas é uma prova de alta endurance, ou seja, para conseguir realizar tem que estar treinado tanto fisicamente, quanto mentalmente. Estamos contentes pelo trabalho que fizemos aqui com nossos alunos, que desbravaram a Serra do Rio do Rastro”, enfatiza.
A atleta Viviane Klann conquistou o quinto lugar geral feminino no maior desafio de sua vida: o Desafio 67km.
“Não tenho como explicar como foi esse Desafio dos 67km, nenhuma corrida que fiz até hoje se compara. Recebi tantas mensagens de amigos, familiares, pessoas que nem imaginava que estariam torcendo por mim e com certeza tudo isso me ajudou muito. Só tenho a agradecer a Deus, meu marido, minha família, meus amigos do grupo, ao Felipe, Bay e principalmente a Juli (Zirke Pedrini), sem as palavras lindas dela, eu não teria conseguido. Foi mágico, Deus estava ali comigo, chamei ele várias vezes e ele me atendeu. Minha gratidão a todos que estavam na torcida”, comenta Vivi.
Ela conta que se prepara para um outro desafio no mês de dezembro, uma prova na Argentina em que terá que correr 100km em três dias.
Taís Alessandra Fischer Bacca também se desafiou na Serra, na modalidade de 25 km. Ela conta que tinha acabado de completar sua primeira meia maratona em 2022, quando soube da Rio do Rastro Marathon e ficou ‘hipnotizada’ pelo desafio.
Trocou ideias com amigos corredores, começou a mobilizá-los também e em pouco tempo, reuniu mais adeptos para a prova, que teve toda preparação do treinador Felipe.
“Foram meses de treino com foco nessa prova, em concluir dentro do tempo de corte e aproveitar o trajeto. Foi uma prova marcada pela emoção: ver os nossos nomes escritos na parede dos Guardiões da Serra, receber o número de peito, a largada sob chuva… que foi lavando a alma e dissipando medos. A cada curva estávamos mais perto de realizar um sonho e próximo da linha de chegada, os gritos de incentivo dos amigos, deram a força para finalizar”, revela Taís, a nova Guardiã da Serra.
Encerrado o desafio da Rio do Rastro Marathon, o Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay segue com os treinamentos dentro dos Projetos, aos alunos que tem outros desafios, como a Maratona Internacional de Florianópolis, no mês de agosto, além de outras provas nacionais e internacionais.
Paralelo a isso, o CPS Grupo do Bay realiza aulas nos períodos da manhã e da noite, aos adeptos de corrida de rua e aos iniciantes desta modalidade esportiva.
Leia também:
1. Motoristas de aplicativos de Brusque prometem paralisação por reivindicação de melhorias
2. Telegram apaga mensagem contra PL das Fake News após determinação de Moraes
3. VÍDEO – Geada pinta de branco o outono na Serra catarinense
4. Pena histórica: homem é condenado a mais de mil anos de prisão por estuprar enteada em Joinville
5. VÍDEO – Polícia Civil prende suspeitos em Brusque na Operação Sentinela