Grupo de convivência trata do envelhecimento e promove saúde aos idosos

Encontros abordam temas como alimentação saudável e uso de medicamentos

Grupo de convivência trata do envelhecimento e promove saúde aos idosos

Encontros abordam temas como alimentação saudável e uso de medicamentos

A operadora do plano de saúde dos trabalhadores metalúrgicos de Brusque, Sintimmmeb Saúde criou o projeto Bons Encontros que Promovem Saúde. Desde fevereiro os encontros são realizados quinzenalmente e abordam temas como alimentação saudável, atividades físicas e o uso de medicações.

Com o intuito de propiciar saúde aos idosos, o projeto foi criado pela psicóloga Marisa Klein Horner junto ao vice-presidente do Sintimmmeb e presidente da operadora, Eduardo de Souza.

Eduardo explica que durante uma palestra em São Paulo descobriu que “as operadoras de saúde gastam menos com a prevenção do que com a cura da doença”. A partir daí, analisou que o maior custo da Sintimmmeb Saúde é com os idosos e, por isso, escolheu esta faixa etária para abordar no programa.

Como projeto-piloto, a primeira edição do programa é destinada às pessoas mais velhas, mas está em estudo a criação de oportunidades para casais,  grávidas e jovens. “Não é nada engessado. Nada impede de abrirmos um grupo de casais. Vai depender da demanda”, explica.

O presidente enfatiza que o projeto “não é para fazer terapia”. “É um grupo de convivência pra troca de experiência entre os participantes”, ressalta. Marisa afirma que são trabalhados no grupo questões de como “promover a qualidade de vida pro envelhecimento bem sucedido”.

A psicóloga ressalta que o grupo de convivência tem entorno de 15 a 20 alunos para facilitar a participação nos encontros. Eduardo explica que “apesar de ser um grupo, os alunos têm contato individual com o orientador”.

Inicialmente o projeto também englobaria a geriatria, mas devido à agenda, o Sintimmmeb Saúde não conseguiu um especialista para os encontros. A duração é de cerca de três meses, para que sejam criadas novas turmas durante o ano.

Para os próximos grupos, Eduardo levará em consideração o que os participantes do projeto-piloto gostaram e as sugestões que chegarem. “Queremos fazer em cada grupo uma temática diferente. Nada impede que as pessoas que participaram deste grupo, entrarem nos próximos”.

Programação
Nesta edição já foram realizados três encontros, o primeiro apresentou o projeto e realizou uma dinâmica dos participantes, o segundo abordou a alimentação saudável, e o terceiro trabalhou as atividades físicas na terceira idade.

Os próximos encontros tratarão sobre o uso abusivo de medicação; ressignificação da vida e envelhecimento bem-sucedido; e relacionamentos interpessoais, papéis sociais e rodas de conversa.

Serviço
O programa é destinado para associados e beneficiários do Sintimmmeb Saúde e não tem custo. Os interessados em participar das próximas edições devem entrar em contato com o sindicato por meio do telefone 3251-5900 ou comparecer na sede da entidade, localizada na rua João Bauer, 75, no Centro de Brusque.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio